Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Presidencias’2021: Casimiro de Pina promete uma maior influência em benefício dos imigrantes

Cidade da Praia, 12 Out (Inforpress) – O candidato a Presidência da República Casimiro de Pina comprometeu-se com os imigrantes em Cabo Verde, que caso vença as eleições vai trabalhar para fazer “muito mais” e incluí-los devidamente a nível social.

“Enquanto Presidente da República, vou defender imigrantes, aqueles que vivem aqui. Isso por uma razão simples: nós cabo-verdianos sempre procuramos outros países para viver, pelo que não devemos ser egoístas”, disse, prometendo “um outro olhar” aos imigrantes.

Conforme o candidato presidencial, Cabo Verde e os cabo-verdianos não devem discriminar as pessoas que vêm de outros países, particularmente os que vêm de Angola, Guiné e Senegal, que estão perto do arquipélago e que são “irmãos africanos”.

Neste processo, o candidato promete, a partir de 17 de Outubro, caso merecer a confiança do eleitorado, “garantir os direitos fundamentais dos imigrantes”, afirmando tratar-se de um trabalho que deverá fazer enquanto Presidente.

O Presidente, nestes casos, realçou, deve pedir ao Governo explicações sobre o ponto de situação desta camada no país, para poder fazer um levantamento profundo e saber a situação legal e jurídica dos imigrantes.

“Temos de saber qual a vivência prática dos imigrantes em Cabo Verde a fim de saber se está sendo salvaguardada e ter, assim, a noção de como actuar neste processo”, assegurou o aspirante ao Palácio do Platô, convidando aos imigrantes a se sentirem seguros e a viverem com dignidade no arquipélago.

Feito esta promessa, Casimiro de Pina afirmou que o seu desejo é que Cabo Verde seja um país cosmopolita e que aceita os imigrantes como factor de riqueza na cultura, na música e na culinária.

Posto isso, os imigrantes que se encontram na Cidade Velha, local escolhido pelo candidato para acções de campanha na segunda-feira, prometeram votar Casimiro de Pina, realçando que com esse voto querem mudar a situação política onde “quem sempre vence é MpD ou PAICV”.

Casimiro de Pina vai estar esta tarde na ilha do Fogo, a sua terra natal, onde irá apresentar a sua candidatura e pedir voto de confiança.

Às presidenciais do dia 17 de Outubro, nos dois círculos eleitorais, nacional e estrangeiro, concorrem sete candidatos: Fernando Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.

As últimas eleições presidenciais em Cabo Verde ocorreram no dia 02 de Outubro de 2016, com três candidatos (Albertino Graça, Jorge Carlos Fonseca e Joaquim Monteiro). Venceu Jorge Carlos Fonseca, à primeira volta para um segundo mandato, com 74% dos votos.

PC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos