Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Presidencias’2021: Casimiro de Pina gaba-se junto do eleitorado de ser conhecedor da justiça e defensor da segurança

Cidade da Praia, 08 Out (Inforpress) – O candidato às eleições presidenciais Casimiro de Pina gabou-se hoje junto do eleitorado de Achada Santo António de ser única candidatura conhecedor do sistema da justiça e defensor da segurança, pelo que prometeu trabalhar para mudar o estado das coisas.

No bairro de Achada Santo António, onde reside, o pretendente ao cargo do mais alto magistrado da Nação, em contacto com as pessoas, auscultou muito sobre a insatisfação dos moradores em assuntos como a justiça e segurança, tendo afirmando que o Estado é quem tem toda a responsabilidade de cuidar e velar pela segurança.

“O que posso dizer é que a partir do dia 17 de Outubro, tudo indica que pelo grau de simpatia que tem havido à volta da minha candidatura e pela consistência, serei o próximo Presidente da República, um Presidente de todos os cabo-verdianos e, sobretudo, muito preocupado com as questões de justiça e segurança”, prometeu.

Nestes dois sectores, o jurista promete trabalhar para que haja uma mudança de cultura jurídica em Cabo Verde, pois, segundo afirmou, a justiça deve ser “célere e centrada no respeito dos valores constitucionais e princípios arquecilogicos normativos supremos”.

Segundo o candidato à Presidência da República, só assim poderá haver no País uma justiça de caso concreto, prudencial e ancorada nos valores supremos da Constituição.

No que respeita à segurança, apesar de esclarecer ao eleitorado que é o Governo quem a traça, ressaltou que o Presidente pode influenciar, uma vez que o chefe de Estado desempenha um papel importante no condicionamento da política legislativa.

Na troca de ideias com os populares, aproveitou para solicitar um voto na sua candidatura, para poder trabalhar no sentido de mudar o estado das coisas em Cabo Verde.

“Eu exercerei, com muita competência e rigor, as competências constitucionais que terei a partir de 17 de Outubro, na área da Justiça e de segurança”, disse.

Casimiro de Pina vai estar, na manhã de sábado, num encontro com jovens para apresentar a sua candidatura e falar dos poderes e função presidencial, esclarecendo as dúvidas da juventude sobre o desempenho de um Presidente da República.

Nas presidenciais do dia 17 de Outubro, nos dois círculos eleitorais, nacional e estrangeiro, concorrem sete candidatos: Fernando Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.

As últimas eleições presidenciais em Cabo Verde ocorreram no dia 02 de Outubro de 2016, com três candidatos (Albertino Graça, Jorge Carlos Fonseca e Joaquim Monteiro). Venceu Jorge Carlos Fonseca, à primeira volta para um segundo mandato, com 74% dos votos.

PC/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos