Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Presidenciais’2021: Vitória de José Maria Neves é uma vitória da democracia, presidente interino do PAICV

Cidade da Praia, 17 Out (Inforpress) – O líder do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Rui Semedo, considerou hoje que a vitória de José Maria Neves ao cargo de Presidente da República é uma vitória da democracia.

Em declarações à imprensa para reagir aos dados provisórios que dão vitória a José Maria Neves, apoiado pelo PAICV, Rui Semedo felicitou aos cabo-verdianos, no País e na diáspora, pela participação nas eleições deste domingo, assim como aos sete candidatos que participaram nessas eleições.

“Neste momento, claramente, ganhou a democracia, porque a democracia ganha-se também com a maturidade das pessoas com a sua capacidade de escolha”, disse, sublinhando que a democracia cabo-verdiana demostrou estar preparada” e funcionou “plenamente”.

Para Rui Semedo, os cabo-verdianos ganharam, porque o arquipélago está num contexto de crise por causa da pandemia de covid-19, por isso, era preciso ter resolvido essas eleições logo na primeira volta, com menos custos político, económico e social para o País e, eventualmente, com menos custos sanitários.

“Ganhou também a perspectiva de coabitação, o que é também uma dimensão democrática importante e estamos em condições de dizer que com esta candidatura vencedora, o País e a nação ganhou pela sua união, pela sua coesão, pela sua capacidade de poder ter vozes diferentes para enriquecer a nossa democracia e para trabalhar conjuntamente para o desenvolvimento deste País”, considerou.

O ex-primeiro-ministro, José Maria Neves, é o novo Presidente da República de Cabo Verde, eleito à primeira volta, com 51,5% dos votos, nas sétimas eleições presidenciais realizadas hoje, de acordo com os dados provisórios.

Às eleições presidenciais concorreram sete candidatos: Fernando Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos