Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Presidenciais’2021: Veiga pede maior conectividade da ilha de São Nicolau com o resto do País

São Nicolau, 12 Out. (Inforpress) – O candidato presidencial Carlos Veiga apelou hoje a uma maior conectividade entre a ilha de São Nicolau, o resto do País e o Mundo,  prometendo juntar a sua voz em defesa de um plano de desenvolvimento imediatamente.

O proponente da plataforma “Unir para Avançar” disse ser importante que este plano “já avançado” seja posto em prática imediatamente, em benefício da potencialidade desta ilha e do País, enquanto um “activo de Cabo Verde” que, observou, “não tem sido bem aproveitado”. 

Revelou, por outro lado, que a ilha de São Nicolau já conta neste momento com um plano de desenvolvimento que está a ser preparado em articulação entre o Governo e os dois municípios, Ribeira e Tarrafal, no sentido de potenciar um conjunto de actividades para o benefício da população”.

“Duas das grandes maravilhas de Cabo Verde situam-se nesta ilha, assim como uma parte da história de Cabo Verde e do ensino. São Nicolau tem dado grandes homens a Cabo Verde. Daí que tudo isto não deve ser esquecido, mas posto em consideração para que o desenvolvimento da ilha seja realidade no mais curto prazo possível”, avançou.

“Como presidente da República, tenho a plena sensibilidade para estas dificuldades por que passa a ilha, sobretudo com ligações aéreas e marítimas, mas também tenho a plena consciência da potencialidade desta ilha e vou ser um porta-voz de influência muito positivo e muito forte desta ilha como outras, com a Brava que tem estado mais recuada que os outros”, concretizou.

Nesta sua passagem pela “Ilha de Chiquinho”, o advogado de 71 anos considerou que por questões de equidade, torna-se necessária que todas as ilhas sejam postas no mesmo patamar, para que possam desenvolver-se com os seus próprios recursos, para que Cabo Verde consiga, efectivamente, um desenvolvimento harmonioso.

Na sua mensagem direcionada ao eleitorado de São Nicolau, Carlos Veiga reforçou o apelo ao voto na sua candidatura, alegando que pode ser um “bom Chefe de Estado” para o arquipélago.

O líder da candidatura “Unir para Avançar” dedica todo o dia desta terça-feira para visitas à ilha de Santo Antão, onde chegou esta manhã, depois de concluir na segunda-feira o périplo por São Nicolau, para porta-a-porta com o eleitorado dos concelhos do Porto Novo, da Ribeira Grande e do Paul, no quadro do reforço da sua campanha para as próximas presidenciais.   

Nas presidenciais do dia 17 de Outubro, nos dois círculos eleitorais, nacional e estrangeiro, concorrem sete candidatos, nomeadamente Fernando Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.

As últimas eleições presidenciais em Cabo Verde ocorreram no dia 02 de Outubro de 2016, com três candidatos (Albertino Graça, Jorge Carlos Fonseca e Joaquim Monteiro). Venceu Jorge Carlos Fonseca na primeira volta para um segundo mandato, com 74% dos votos.

SR
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos