Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Presidenciais’2021: Missão de observadores avalia positivamente processo eleitoral destacando o civismo à volta

Cidade da Praia, 17 Out (Inforpress) – O presidente da missão de observadores da União Africana, Ismael Martins, avaliou hoje “positivamente” o processo eleitoral em Cabo Verde, destacando todo o civismo dos cabo-verdianos à volta destas eleições presidenciais.

Ismael Martins fez esta afirmação à Inforpress, numa análise às eleições presidenciais, exprimindo que o processo foi bem conduzido, com “regras claras e muita organização” quer nas mesas de voto, quer do eleitorado.

“É um bom sinal que é dado à sociedade cabo-verdiana, que é dado à África, mostrando que naturalmente é possível fazer uma governação que seja inclusiva, que seja responsável e possa ajudar os países africanos a sair da crise da covid-19”, disse.

Por outro lado, destacou o civismo dos cabo-verdianos nestas eleições, explicando ser “importante” a população ser educada e saber o seu papel.

No entanto, fez referência ao “elevado número de abstenção”, é um aspecto que, segundo considerou, deve ser trabalhado no sentido de fazer as pessoas participarem e acreditarem mais nesta necessidade.

Às presidenciais deste domingo, nos dois círculos eleitorais, nacional e estrangeiro, concorrem sete candidatos: Fernando Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.

As eleições foram acompanhadas por 104 observadores internacionais, sendo 71 da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), 30 da União Africana e três dos EUA.

Neste momento, quando estão apuradas 1255 mesas de votos a nível global (Nacional e Diáspora), correspondente a 99% dos votos expressos, a candidatura de José Maria Neves lidera com 51.5% com 93149, seguida de Carlos Veiga com 42.6 (77.018), Casimiro de Pina com 1,8% (3.254 votos), Fernando Rocha com 1,4% (2509), Hélio Sanches com 1,2% 2103), Gilson Alves com 0,9% (1546 votos) e 0,8% (1365 votos).

As últimas eleições presidenciais em Cabo Verde ocorreram no dia 02 de Outubro de 2016, com três candidatos (Albertino Graça, Jorge Carlos Fonseca e Joaquim Monteiro). Venceu Jorge Carlos Fonseca na primeira volta para um segundo mandato, com 74% dos votos.

HR/ZS

Inforpres/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos