Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Presidenciais’2021: José Maria Neves regressa à Santo Antão com foco no equilíbrio do poder

Cidade das Pombas, Paul, 13 Out (Inforpress) – O candidato a Presidente da República José Maria Neves chegou esta manhã à ilha de Santo Antão, para “queimar os últimos cartuchos” da campanha eleitoral com foco na necessidade de se garantir o equilíbrio do poder.

O candidato de “Djunta mon kabésa y korason” foi recebido no Porto do Porto Novo ao som da batucada e rumou-se para o município do Paul com paragem na Pontinha de Janela, onde também foi acolhido em clima de festa pelos populares.

José Maria Neves regressa a Santo Antão um dia depois da candidatura adversária de Carlos Veiga ter estado na ilha, acompanhado de altos dirigentes do Movimento para Democracia (MpD) e membros do Governo.

Apesar de ter estado a criticar aquilo que a sua candidatura tem classificado de “colagem exagerada” do Governo ao candidato oficial, José Maria Neves garantiu que fará uma campanha com mensagens de amizade e paz.

“A campanha eleitoral deve ser um debate de ideias, de confronto de ideias e posições, e sobretudo em Santo Antão vou trazer uma mensagem de paz, amizade e alegria, de um presidente que quer unir Cabo Verde, que quer colaborar e, sobretudo, que quer ajudar Cabo Verde em avançar e ir para a frente.

Esta é a segunda vez que José Maria Neves está na ilha de Santo Antão.

Na primeira visita realizada logo no início da campanha eleitoral que termina na sexta-feira, 15, o candidato esteve em contacto com o eleitorado do Porto Novo, durante a qual pediu um voto de confiança para juntamente com o Governo e as autarquias locais continuar a trabalhar e desenvolver a ilha de Santo Antão.

De acordo com o programa de hoje, além do concelho de Paul, José Maria Neves visita o concelho da Ribeira Grande, onde à noite preside a um comício de encerramento da campanha na ilha.

No seu manifesto de candidatura, Neves destaca a consolidação do estado direito, o reforço da confiança da justiça, a melhoria da coesão social e da prosperidade inclusiva, a descentralização insular e a governação territorial, a unificação do território e o relançamento da economia.

No que se refere à Justiça propõe exercer uma influência positiva com foco no diálogo com o governo, os partidos da oposição e os operadores de justiça, no sentido de se encontrar as melhores soluções para que a justiça seja mais célere e responda às questões essenciais.

Às presidenciais do dia 17 de Outubro, concorrem outros seis candidatos – Fernando Delgado, Gilson Alves, Carlos Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.

As últimas eleições presidenciais em Cabo Verde ocorreram no dia 02 de Outubro de 2016, com três candidatos (Albertino Graça, Jorge Carlos Fonseca e Joaquim Monteiro), venceu Jorge Carlos Fonseca na primeira volta com 74% dos votos, para um segundo mandato.

MJB/CP

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos