Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Presidenciais’2021: José Maria Neves promete colocar assuntos relacionados com juventude na agenda política

Cidade da Praia, 09 Out (Inforpress) – O candidato José Maria Neves disse hoje que se for eleito Presidente da República, será o Presidente da juventude cabo-verdiana e prometeu que trabalhará para colocar os assuntos que dizem respeito à juventude na agenda política.

José Maria Neves, que participou esta tarde num encontro/debate com os jovens com participação presencial e transmissão nas plataformas digitais, disse que enquanto primeiro-ministro fez muito para realizar os sonhos da juventude cabo-verdiana, aposta na construção de escolas, na electrificação das zonas para os jovens pudessem ter de estudar em melhores condições.

Entretanto, fez questão de esclarecer que o Presidente da República não governa, mas explicou que o mesmo pode fazer com que questões que dizem respeito à juventude entrem na agenda política e zelar para que as autoridades trabalhem para cumprir essa agenda política.

Assim, se for eleito nas eleições presidenciais de 17 de Outubro garante que vai dar uma grande atenção à educação e formação profissional, sobretudo para concretizar os ganhos conseguidos.

“Já temos liceus, já temos universidades e precisamos agora melhorar a qualidade. Então eu vou trabalhar para mobilizar as parcerias nacionais e internacionais, discutir com o Governo, com os partidos, com as universidades as melhores formas de investir para melhorar a qualidade do ensino a todos níveis em Cabo Verde”, disse.

José Maria Neves, que foi primeiro-ministro por 15 anos, falou também da questão do financiamento do ensino superior e a disponibilização da bolsa de estudo para os segmentos menos empoderados da sociedade cabo-verdiana.

“Trata-se de um trabalho que temos de realizar junto com o Governo, com as autoridades locais e com as universidades, mas também criar novas oportunidades para os jovens, mais oportunidade de emprego, sobretudo para empoderarmos a juventude cabo-verdiana, dar possibilidade de encontrar financiamento para iniciativas empresariais, aproveitando todos os talentos e capacidades”, realçou.

Outra área que promete promover “enormemente” é a música. Neste particular disse que se for eleito para mais alto magistrado da nação cabo-verdiana será um embaixador cultural de Cabo Verde.

“Levar músicos, artistas plásticos, escritores cabo-verdianos para o mundo e apoiar também as iniciativas de jovens artistas, trabalhar na sua qualificação”, sustentou.

Durante o encontro que tinha a modalidade de pergunta/resposta José Maria Neves foi instado a esclarecer a questão das alunas grávidas, que conforme indicou, tem sido utilizada pelas candidaturas adversárias para fragilizar a sua candidatura.

O ex-primeiro-ministro explicou ao contrário daquilo que vem sendo propalado, isto é, que o seu Governo expulsava as alunas grávidas, a medida de suspensão das matrículas visava proteger as alunas que estavam a perder o ano por falta e consequentemente o direito de frequentar as escolas públicas.

“Quando assumimos havia muitas adolescentes grávidas nas escolas. Primeiro desenvolvemos um programa para sensibilizar adolescentes e decidimos quando as meninas engravidassem suspendiam as matrículas para não perderem o ano por falta e depois de dar à luz, com todas condições, regressariam às escolas.”, explicou.

Às presidenciais do dia 17 de Outubro, concorrem outros seis candidatos – Fernando Delgado, Gilson Alves, Carlos Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.

As últimas eleições presidenciais em Cabo Verde ocorreram no dia 02 de Outubro de 2016, com três candidatos (Albertino Graça, Jorge Carlos Fonseca e Joaquim Monteiro). Venceu Jorge Carlos Fonseca na primeira volta com 74% dos votos, para um segundo mandato.

MJB/HF

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos