Presidenciais’2021: Joaquim Monteiro vai a Santo Antão com promessa de “mudar Cabo Verde” se for eleito

Cidade da Praia, 01 Out (Inforpress) O candidato às eleições presidenciais de 17 de Outubro Joaquim Jaime Monteiro vai estar três dias em Santo Antão, para contactos com a população dos três concelhos.

Depois de dois dias em São Vicente, onde esteve em contacto com as populações das zonas piscatória de Baia das Gatas, Salamansa e São Pedro, o “candidato do povo” vai apresentar a sua plataforma ao eleitorado da sua ilha natal.

“Para o povo da minha ilha, levo o abraço de fraternidade e garantir que se eles votarem nesta candidatura, Cabo Verde vai mudar”, disse aos jornalistas depois de passar a manhã de hoje na zona de São Pedro.

Na sua magistratura de influência, Joaquim Jaime Monteiro disse que tem “propostas concretas” para a “ilhas das montanhas”, que, segundo ele, consistem essencialmente no aproveitamento de águas subterrâneas.

O candidato, que tem como o mote da sua candidatura “planificar, programar e unir Cabo Verde”, apontou que o terreno existente na ilha é pouco para absorver todo o caudal de água subterrânea de Santo Antão.

Neste sentido, reiterou a sua convicção de que o Presidente da República, mesmo não tendo o poder executivo, pode contribuir na busca de soluções para resolver os problemas do País.

Joaquim Jaime Monteiro, que se auto-intitula “candidato do povo”, apontou, por outro lado, que caso for eleito não vai ser presidente “corta-fitas” e garantiu “trabalhar sempre junto dos cabo-verdianos.”

“O povo é que vai desconstruir esse modelo de Presidente da República (…) a nossa Constituição não é para os cabo-verdianos”, defendeu o candidato mais velho destas presidenciais.

“Esta Constituição tem que ser revista e adaptada à nossa realidade, para que seja de todos nós. Foi aprovada por um Parlamento, que é uma máquina partidária e um buraco negro“ , frisou o candidato de 81 anos, que entra nessa luta eleitoral pela terceira vez consecutiva.

Joaquim Jaime Monteiro avançou, contudo”, que nunca foi um “garoto de política”, mas sim um companheiro de Amílcar Cabral que desde 1975 está a lutar para dignificar Cabo Verde.

Nas presidenciais do dia 17 de Outubro concorrem sete candidatos – Fernando Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.

As últimas eleições presidenciais em Cabo Verde ocorreram no dia 02 de Outubro de 2016, com três candidatos (Albertino Graça, Jorge Carlos Fonseca e Joaquim Monteiro), venceu Jorge Carlos Fonseca na primeira volta com 74% dos votos, para um segundo mandato.

OM/JMV
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos