Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Presidenciais’2021: Joaquim Monteiro garante que eleito Presidente da República sua primeira visita oficial será aos EUA

Cidade da Praia, 03 Out (Inforpress) – O candidato às eleições presidenciais de 17 de Outubro, Joaquim Monteiro, garantiu hoje que, se for eleito, a sua primeira visita oficial será aos Estados Unidos da América (EUA) para beber da experiência “da maior economia do mundo”.

Joaquim Monteiro, que passou a manhã de hoje em Tarrafal de Monte Trigo, à conversa com jovens, mulheres e idosos, disse aos jornalistas vai reunir-se com o Presidente norte-americano Joe Biden para pedir recursos para ajudar na “planificação de Cabo Verde”.

“Ganhando as eleições a primeira visita que farei, na qualidade de Presidente da República, será aos Estados Unidos da América por ser Joe Biden meu contemporâneo em termos de idade”, garantiu Joaquim Monteiro, sublinhando que Cabo Verde precisa de um chefe de Estado com muita experiência.

“O grande objectivo é negociar o montante de 10 milhões de dólares para “planificar e unir o povo de Cabo Verde”, precisou o candidato, lembrando que a maior “colónia” emigrada do país se encontra nos Estados Unidos da América, “desde do tempo da pesca da baleia”.  

O auto-intitulado “candidato do povo” esclareceu, no entanto, que não se trata de uma política de “mão estendida ou de um pedido de esmola”.

Para a localidade de Tarrafal de Monte Trigo prometeu que, utilizando a sua magistratura de influência, vai trabalhar para a construção de um porto de pesca para dotar os pescadores de melhores condições de trabalho, bem como na protecção do mar cabo-verdiano.

“Há séculos que a população de Tarrafal de Monte Trigo está somente a ver o mar, com um porto de pesca e uma frota de barcos os pescadores vão capturar aquilo que estrangeiros estão a delapidar nos nossos mares”, apontou.

O candidato mais velho nesta corrida eleitoral prometeu ainda dividir Cabo Verde em zona demográfica interna e externa para a integração de todos emigrantes.

Esta segunda feira, 04, Joaquim Jaime Monteiro e a sua equipa de campanha vão estar, no período de manhã, município do Paul e à  tarde regressa à ilha de São Vicente.

Às presidenciais do dia 17 de Outubro concorrem sete candidatos: Fernando Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.

As últimas eleições presidenciais em Cabo Verde ocorreram no dia 02 de Outubro de 2016, com três candidatos (Albertino Graça, Jorge Carlos Fonseca e Joaquim Monteiro). Venceu Jorge Carlos Fonseca na primeira volta com 74% dos votos, para um segundo mandato.

OM/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos