Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Presidenciais’2021: Joaquim Monteiro defende um Presidente da República “desaclopado” dos partidos para uma verdadeira soberania

Ribeira Grande, 03 Out (Inforpress) – O candidato às eleições presidenciais de 17 de Outubro Joaquim Jaime Monteiro  defende que  Cabo Verde só vai ter uma “verdadeira soberania” quando tiver um  Presidente da República “desaclopado” das estruturas partidárias.

Joaquim Monteiro, que fez essa observação sábado, 02, aos jornalistas  depois de visitar o antigo externato-liceu, situado no centro da cidade da Ribeira Grande, na ilha de Santo Antão, onde se encontra em acções de campanha.

“Num país independente a sua soberania depende de um chefe da Nação desaclopado dos partidos políticos” sublinhou o auto-intitulado “candidato do povo”, questionando, por isso, quais são as janelas de entrada de todos os males e corrupção que existem em Cabo Verde.

“Temos um parlamento mitigado que não serve à realidade cabo-verdiana e um governo emergido de um partido, que na sua governação gere os elementos do seu partido”, apontou Joaquim Monteiro, acusando que os elementos das outras forças políticas são “reprimidos”.

No antigo externato-liceu, em conversa com alguns estudantes, Joaquim Monteiro apelou os jovens a votarem no “candidato que é de Santo  Antão” e a conhecerem a história de Cabo Verde.

No primeiro dia de visita à sua ilha natal, Joaquim Monteiro, que tem como lema “planificar, programar e unir Cabo Verde”, reiterou o pedido de voto na sua candidatura com a promessa de mudar Cabo Verde.

“Ao eleitorado santantonense faço um veemente apelo para no dia 17 de Outubro votarem com sentido de responsabilidade e acima de tudo escolher o candidato de Santo Antão e para uma candidatura do povo de Cabo Verde”, exortou o candidato que participa pela terceira vez consecutiva nas eleições para Presidente da República.

Hoje Joaquim Jaime Monteiro e a sua equipa de candidatura vão estar no Tarrafal de Monte Trigo, no município do Porto Novo e na segunda-feira, 04, regressa à ilha de São Vicente.

Às presidenciais do dia 17 de Outubro, concorrem sete candidatos: Fernando Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.

As últimas eleições presidenciais em Cabo Verde ocorreram no dia 02 de Outubro de 2016, com três candidatos (Albertino Graça, Jorge Carlos Fonseca e Joaquim Monteiro), venceu Jorge Carlos Fonseca na primeira volta com 74% dos votos, para um segundo mandato.

OM/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos