Cidade da Praia, 01 Out (Inforpress) –O candidato às eleições presidenciais de 17 de Outubro Hélio Sanches afirmou hoje que existe uma falta de credibilidade nos políticos, e prometeu trabalhar para que haja “mais e melhor” aproximação desta classe com os eleitores.
O candidato, que esteve na quinta-feira no bairro de Achadinha Cima, em contacto directo com a população, disse ter a percepção de que as pessoas estão desacreditadas com os políticos, que, segundo o mesmo, só se aproximam do povo durante as campanhas para apelar ao voto.
“Essa falta de credibilidade nos políticos é sério e tem-se notado. Se a minha candidatura não tivesse afirmando, teríamos muita abstenção, mas as pessoas estão a ganhar confiança na candidatura de Hélio Sanches e de facto vão votar na nossa candidatura”, apontou o candidato.
Hélio Sanches que, se caracteriza como o candidato da nova era, reconheceu a falta de confiança dos cabo-verdianos em relação aos políticos, mas sublinhou quer caso for eleito Presidente da República irá trabalhar para que haja “mais e melhor” aproximação entre políticos e eleitores.
Segundo disse, trata-se de uma questão de confiança, e para uma maior aproximação prometeu trabalhar para cumprir com os compromissos assumidos durante as acçoes de campanha, respeitando sempre a Constituição da República.
Hélio Sanches, que concorre pela primeira vez, define-se como um “presidente da nova normalidade, nova era política, um líder que irá encarnar os desafios do futuro do País”, convicto de que irá corresponder com as expectativas dos eleitores.
Assumindo-se ainda o candidato dos cabo-verdiano e um grande defensor dos direitos humanos, disse que irá exercer a sua magistratura de influencia junto do Governo para melhorar as condições dos imigrantes em Cabo Verde, sobretudo os da costa africana, que, vincou, têm passado por situações difíceis.
“Eu sou o único dos sete candidatos que tem um mandatário para a imigração, hora que for Presidente quero que vivam aqui com toda a dignidade, com todos os documentos, como exigimos lá fora aos outros países, em relação aos nossos emigrantes”, mencionou.
Na ocasião, apelou a todos os cabo-verdianos a dirigirem-se às urnas no próximo dia 17, porque, conforme sublinhou, será um dia fundamental para Cabo Verde.
Com o slogan “Para novos tempos, novos líderes”, a candidatura de Hélio Sanches vai estar esta manhã na Cadeia Central da Praia para auscultar os eleitores, “respeitando sempre com as normas e regras impostas” pelas autoridades sanitárias.
Para esta tarde, a caravana presidencial tem agendado contactos com a população no Sucupira e uma passeata, com início na zona da Fazenda e término na sede da campanha, em Achada Santo António.
Nas presidenciais de 17 de Outubro, concorrem outros seis candidatos – Fernando Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Veiga, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.
As últimas eleições presidenciais em Cabo Verde ocorreram no dia 02 de Outubro de 2016, com três candidatos (Albertino Graça, Jorge Carlos Fonseca e Joaquim Monteiro), venceu Jorge Carlos Fonseca na primeira volta com 74% dos votos, para um segundo mandato.
AV/JMV
Inforpress