Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Presidenciais’2021: Fraca adesão às urnas e ambiente tranquilo marcam eleições na Brava (c/áudio)

Nova Sintra, 17 Out (Inforpress) – As eleições presidenciais na ilha Brava decorreram num ambiente tranquilo e com uma fraca adesão às urnas, queixada pela maioria dos presidentes das mesas de voto.

À Inforpress contactou o delegado da Comissão Nacional de Eleições (CNE) na Brava, Fernando Morais, que confirmou a tranquilidade em que decorreu o processo, mas disse não estar em condições de avançar os dados provisórios da ilha, uma vez que ainda estão no processo de recolha das urnas e contagem dos votos.

Mas remeteu a Inforpress aos dados que estão sendo lançados nas plataformas digitais, onde todas as mesas já se encontram apuradas, dando a vitória na ilha ao candidato Carlos Veiga com 1.191 votos, seguido de José Maria Neves com 983 votos, Joaquim Monteiro 14, Hélio Sanches 10, Casimiro de Pina 09, Fernando Delgado 05 e Gilson Alves 04 votos.

Dos 4.546 eleitores inscritos, que estiveram distribuídos por 18 assembleias de voto e 23 mesas, houve 2.302 abstenções (50,6%), 17 votos nulos e 11 em branco.

Nos dois círculos eleitorais, nacional e estrangeiro, concorrem sete candidatos: Fernando Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.

Conforme os dados avançados pelas plataformas digitais, José Maria Neves segue à frente com 93.149 votos, correspondentes a 51,5%, seguido de Carlos Veiga com 77.018 votos, que corresponde a 42,6%, numa altura que 97% das mesas já foram apuradas.

Na ilha Brava o ambiente neste momento é de serenidade, sem nenhum movimento que seja de carro festejando vitória para qualquer um dos candidatos.

A Polícia Nacional colocou todos os seus 18 efectivos na ilha, no terreno e até este momento encontram-se pelas ruas da ilha, para garantir que o processo termine na normalidade que decorreu durante o dia.

As últimas eleições presidenciais em Cabo Verde ocorreram no dia 02 de Outubro de 2016, com três candidatos (Albertino Graça, Jorge Carlos Fonseca e Joaquim Monteiro). Venceu Jorge Carlos Fonseca na primeira volta para um segundo mandato, com 74% dos votos.

MC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos