Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Presidenciais’2021: Fernando Delgado faz campanha no Bairro da Boa Esperança e classifica habitação como “um caos” na Boa Vista

Sal Rei, 08 Out (Inforpress) – O candidato a Presidente da República Fernando Delgado iniciou hoje o primeiro de dois dias de campanha eleitoral na ilha da Boa Vista pelo Bairro da Boa Esperança e considerou a habitação ”um caos” na ilha.

No exacto momento em que iniciava a visita ao bairro caiu uma chuvada e ouviu-se quem exclamasse que “o homem tem boa costa, trouxe a chuva” e “é a chuva da vitória”, mas Fernando Delgado, após breve pausa, lá continuou os contactos porta-a-porta, embora o esboço de um sorriso perante as palavras ouvidas.

“Boa Esperança” é o bairro que concentra maior número de habitantes na cidade de Sal Rei, maioritariamente constituído por naturais da ilha de Santiago e da África Ocidental, mas também de outras ilhas, daí o candidato ter se expressado nas variantes do crioulo, de Santiago, de Santo Antão e de São Vicente.

Disse não entender que sendo a habitação social um direito constitucional e um “bem da primeira necessidade” as pessoas estejam a viver ali numa situação “tão dificil” como aquele que disse ter constatado, apesar de “todo o falatório”, quer da parte do Governo, quer dos deputados, na Assembleia Nacional.

“O pior é que há aqui na ilha habitações construídas prontas e fechadas que não estão a ser bem utilizadas quando temos famílias a viver em situações difíceis”, reforçou o candidato nas várias conversas que manteve com os eleitores do bairro.

Por isso, referiu que se torna necessário “mexer na Constituição da República”, para trazer “outros poderes” ao Presidente da República, entre eles o de fiscalizar as promessas não cumpridas.

“Prometem fazer, depois não fazem, surge sempre uma desculpa qualquer, e quem sofre é o povo”, reforçou Delgado, que avisa, no entanto, que não é favorável a uma mudança total da Constituição.

Para além do Bairro da Boa Esperança e do centro de Sal Rei, o candidato que ostenta o lema “Um Presidente presente” fez campanha ainda, na manhã de hoje, na localidade do Rabil.

À tarde desloca-se ao norte da ilha da Boa Vista.

Às eleições presidenciais do de 17 de Outubro nos dois círculos eleitorais, nacional e estrangeiro, concorrem sete candidatos: Fernando Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.

As últimas eleições presidenciais em Cabo Verde ocorreram no dia 02 de Outubro de 2016, com três candidatos (Albertino Graça, Jorge Carlos Fonseca e Joaquim Monteiro). Venceu Jorge Carlos Fonseca na primeira volta para um segundo mandato, com 74% dos votos.

AA/CP

Inforpress/Fim  

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos