Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Presidenciais’2021: Fernando Delgado de regresso a São Vicente após cumprir dois dias de campanha em Santo Antão

Mindelo, 04 Out (Inforpress) -O candidato Fernando Delgado regressou hoje de Santo Antão “convicto” de que a sua mensagem passou junto do eleitorado da ilha, porque, justificou, as pessoas “já viram” que a mensagem que está a transmitir “é viável”.

“Ela é uma mensagem sem promessas e ilusões, mas sim com propostas e uma visão do que farei no exercício do cargo”, concretizou Delgado que, aliás, deseja ser “um presidente junto às comunidades”, fazendo jus ao lema da candidatura “Um Presidente presente”.

“Desde sempre a minha vida é estar com as pessoas, sendo esta a grande diferença entre esta e as outras candidaturas, pois sempre andei pelas zonas as mais remotas do País no meio dos cabo-verdianos”, concretizou.

“Assim, vou continuar a ser essa pessoa activa, e se eleito Presidente da República esta será a minha postura”, reforçou.

Da mesma forma, disse tencionar, se for eleito, introduzir ideias novas e, até, exemplificou com a campanha “Mais vida, menos álcool”, desencadeada pelo actual chefe de Estado, Jorge Carlos Fonseca, e questionou “porque não trazer um programa do género relacionado ao desporto, por exemplo”.

Ademais, o candidato prometeu, se for eleito, continuar o programa “Mais vida, menos álcool”, da mesma forma que disse concordar com a Lei do Álcool, na generalidade, sobretudo para a ilha de Santo Antão onde, reforçou, a problemática se coloca “com preocupação”.

Contudo, em relação a este diploma, admitiu que alguns artigos “vão ao extremo”, como por exemplo a proibição de publicidade de marcas em cadeiras e mesas de estabelecimentos, e que influenciará no sentido da revisão de algumas normas da lei.

Por outro lado, Fernando Delgado lamentou que não tenha conseguido viajar para a Diáspora na pré-campanha e nesta fase da campanha eleitoral, “meramente por razões financeiras”, mas que tem representantes em diversos países, da Austrália a França, passando por Portugal, Luxemburgo, Dinamarca e Estados Unidos, entre outros.

Ou seja, sintetizou, a candidatura “Um Presidente presente” é um projecto para o mundo “onde haja um cabo-verdiano”.

Hoje, em São Vicente, Fernando Delgado tem previsto acções de campanha nas localidades de Lameirão e Salamansa, no período da tarde.

Às eleições presidenciais do dia 17 de Outubro nos dois círculos eleitorais, nacional e estrangeiro, concorrem sete candidatos: Fernando Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.

As últimas eleições presidenciais em Cabo Verde ocorreram no dia 02 de Outubro de 2016, com três candidatos (Albertino Graça, Jorge Carlos Fonseca e Joaquim Monteiro). Venceu Jorge Carlos Fonseca na primeira volta para um segundo mandato, com 74% dos votos.

AA/CP

Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos