Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Presidenciais’2021: “Construção do aeroporto cancelou desenvolvimento do Rabil” – Fernando Delgado

Sal Rei, 09 Out (Inforpress) – O candidato Fernando presidencial Delgado considerou, na Boa Vista, que a construção do Aeroporto Internacional Aristides Pereira “travou o desenvolvimento” da localidade de Rabil, onde se localiza a infra-estrutura, apesar de ser “um ganho” para a ilha.

A mesma fonte concretizou que a zona está “impedida de crescer”, devido a proibição de construir numa “extensa área de segurança aeroportuária”, daí os jovens queixarem-se desse “impedimento” de construir suas casas na zona onde nasceram.

“A comunidade do Rabil ficou em desvantagem e os sucessivos governos da República enganaram os jovens de que iriam traçar estratégias e alternativas para os ajudar”, acusou o candidato, que disse ter informações segundo as quais havia planos para construírem num outro sítio, mas que “até hoje nada” e que estão a ser “excluídos do mapa”.

Fernando Delgado foi mais longe e considerou que os moradores do Rabil e, sobretudo, os jovens, “têm o direito a exigir uma indemnização” por parte do Estado.

“Ou então que o Estado os disponibilize uma área que seria a continuação do Rabil, pois dizem que aqui já não há lugar para construir”, sugeriu.

Se for eleito Presidente da República no dia 17, Fernando Delgado disse que vai se inteirar desse dossiê e, junto do Governo, exigir “uma estratégia concreta” para a localidade do Rabil.

Da mesma forma, o candidato abordou ainda a questão das indemnizações aos proprietários dos terrenos onde foi construído o aeroporto e considerou tratar-se de uma outra situação que afecta a comunidade e perguntou como é possível “tantos e tantos anos depois” esses cidadãos continuarem a reivindicar a sua indemnização.

“É uma falta de respeito perante um direito de vários cidadãos e famílias, e num caso destes o Presidente da República tem que se inteirar e intervir”, declarou.

Depois de Rabil, Fernando Delgado segui para a zona norte da ilha e disse ter passado a sua mensagem nas localidades de João Galego, Fundo das Figueiras e Cabeça dos Tarafes.

Hoje, no período da manhã, o candidato que deseja ser “Um Presidente presente” desloca-se à localidade de Povoação Velha.

Às eleições presidenciais do de 17 de Outubro nos dois círculos eleitorais, nacional e estrangeiro, concorrem sete candidatos: Fernando Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.

As últimas eleições presidenciais em Cabo Verde ocorreram no dia 02 de Outubro de 2016, com três candidatos (Albertino Graça, Jorge Carlos Fonseca e Joaquim Monteiro). Venceu Jorge Carlos Fonseca na primeira volta para um segundo mandato, com 74% dos votos.

AA/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos