Presidenciais’2021: Casimiro de Pina exorta eleitorado a não votar nos candidatos que já foram governo

Cidade da Praia, 02 Out (Inforpress) – O candidato presidencial Casimiro de Pina pediu hoje o eleitorado cabo-verdiano para não votar naqueles que já estiveram na governação, alegando que não têm mais nada a dar ao País a não ser “enganar o povo”.

“Cabo Verde precisa de jovens na frente para dinamizar a economia e aumentar o emprego, mas para isso necessitamos de um Presidente da República que defende a Constituição e todos os seus valores”, afirmou, garantindo ser o único com a possibilidade de colocar o país “no bom caminho”.

Na sua conversa com o eleitorado, Casimiro de Pina afirmou ainda ser o único candidato com condições para lutar pela “transparência” pois, segundo disse, o seu compromisso é com a Constituição da República e os direitos fundamentais que o livro magno defende.

A este propósito, sublinhou que no debate em que participou na rádio e televisão nacionais ficou evidente a sua “garra” para defender a Constituição e fazer com que seja respeitada, sustentando que os cabo-verdianos, no País ou na diáspora, já deram conta disso pelo que conseguem separar o “trigo do joio”.

O candidato, que tem como lema “Cumprir a Constituição”, afirma ser o único candidato com condições para ser um Presidente da República que desempenha o papel de “árbitro, autenticamente moderador, capaz de garantir o bom desenvolvimento do País e o correcto desenvolvimento das instituições democráticas”.

Questionado sobre as afirmações do candidato José Maria Neves quanto o devolver do Palácio do Povo à Presidência e passar uma semana de cada mês em São Vicente, Casimiro de Pina começou por dizer que não gostaria de comentar, mas acabou por declarar que tal candidato tem prometido coisas que não são da alçada de um Presidente da República.

“É um candidato que faz promessas que extravasam as competências de um Presidente da República, isto é uma forma de manipulação do eleitorado”, disse, reiterando esperar que os cabo-verdianos não caiam nas chantagens dos partidos, pois, as eleições presidenciais não são e nem devem ser vistas como uma segunda volta das legislativas.

Nas presidenciais do dia 17 de Outubro, nos dois círculos eleitorais, nacional e estrangeiro, concorrem sete candidatos: Fernando Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.

As últimas eleições presidenciais em Cabo Verde ocorreram no dia 02 de Outubro de 2016, com três candidatos (Albertino Graça, Jorge Carlos Fonseca e Joaquim Monteiro). Venceu Jorge Carlos Fonseca, à primeira volta, para um segundo mandato, com 74% dos votos.

PC/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos