Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Presidenciais’2021: Carlos Veiga “canta” uma grande vitória e leva ao rubro multidão do comício da Calabaceira

Cidade da Praia, 09 Out. (Inforpress) – O candidato presidencial “Kalú”, nome por que Carlos Veiga adoptou nesta corrida presidencial ao Palácio do Platô, foi recebido na noite desta sexta-feira por uma “multidão eufórica” no bairro da Calabaceira, Praia, onde cantou “uma grande vitória”.

“A onda da vitória está a tornar-se cada dia mais grande. Por todos os lugares temos constatado um apoio, cada dia mais forte, a esta candidatura que não é minha, que é nossa. Sinto-me alegre, tranquilo, forte, apesar de todos os esforços necessários. Tenho estado sempre ao lado da minha família, rumo a uma grande vitória no dia 17”, afirmou.

Veiga disse que a partir do dia 17 vai ser “o ser presidente de todos os cabo-verdianos,  porque Cabo Verde precisa de um novo Presidente da República que lute junto com o Governo para erradicar a pobreza extrema, criar mais oportunidades para os jovem e trabalhar com toda a sociedade e partidos políticos”.

“Vamos levar esta candidatura a uma grande vitória. Vamos ganhar esta eleição”, prognosticou o candidato do projecto “Unir para Avançar”, que, ainda assim, exortou a todos os “militantes e simpatizantes do MpD e da UCID e demais apoiantes a votar no próximo escrutínio “no único candidato preparado para trabalhar com o parlamento e o Governo eleito democraticamente”.

Alertou, contudo, que não existe vitórias antecipadas, razão pela qual fez questão de recomendar a todos a estarem atentos até ao último segundo e a exercerem os seus direitos de votar nas urnas, para que, efectivamente, consiga “com os votos em consciência” o resultado que lhe permite trabalhar para a criação de condições para a melhoria do país e sua diáspora, e criação de oportunidades para jovens e mulheres. 

Neste comício concorrido e que contou com uma grande presença, sobretudo da malta jovem, que não cansava de manifestar, aos pulos, o apoio a esta candidatura, Veiga foi apadrinhado pelo vice-presidente do MpD, Olavo Correia, que acusou a candidatura de José Maria Neves de fazer desta eleição presidencial a segunda parte das legislativas.

Nesta perspectiva, incitou a todos a votarem de forma massiva, no candidato que garante a “consolidação da vitória da democracia” e a estabilidade governativa. 

O comício da Calabaceira foi antecedido de um outro realizado momentos antes em São Domingos, onde Carlos Veiga efectuou ainda contactos directos com o eleitorado, logo após o seu regresso à capital, após visitar as ilhas do Fogo, Brava, Boa Vista e Sal.

Nas presidenciais do dia 17 de Outubro, nos dois círculos eleitorais, nacional e estrangeiro, concorrem sete candidatos, nomeadamente Fernando Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.

As últimas eleições presidenciais em Cabo Verde ocorreram no dia 02 de Outubro de 2016, com três candidatos (Albertino Graça, Jorge Carlos Fonseca e Joaquim Monteiro). Venceu Jorge Carlos Fonseca na primeira volta para um segundo mandato, com 74% dos votos.

SR/ZS       

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos