Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Presidenciais’2021: Candidato Fernando Delgado “agastado” com direcção da PN por “inviabilizar” participação da mulher na campanha

Porto Novo, 14 Out (Inforpress) – O candidato Fernando Delgado mostra-se agastado com o facto de a mulher, agente da Polícia Nacional (PN), não poder acompanhá-lo nesta ponta final da campanha eleitoral, por decisão do Comando Nacional da PN.

“É uma situação que necessita de esclarecimento por parte dos responsáveis da Polícia Nacional, que considero anormal, pois escrevi ao Comando Nacional da Polícia a solicitar a presença da minha mulher ao meu lado nesta recta final da campanha eleitoral e a resposta foi negativa”, precisou o candidato.

Segundo a mesma fonte, se num momento inicial a mulher tinha um impedimento em acompanhá-lo devido à doença de um filho, agora, mesmo em gozo de férias, o Comando Nacional da PN respondeu que, devido à função de agente policial, a instituição não permite participação em actividades políticas.

“Mas a instituição Polícia Nacional é igual a qualquer outra, a minha mulher não iria fazer nada de contrário ao desempenho da sua profissão, e estando de férias, apenas acompanhar-me nesta fase da campanha eleitoral”, declarou Fernando Delgado aos jornalistas que o acompanham nesta campanha eleitoral.

“Peço que a Comissão Nacional das Eleições e a Comissão dos Direitos Humano tomem nota desta situação e dêem um esclarecimento sobre o caso à Direcção da Polícia Nacional”, pediu Fernando Delgado, que hoje se encontra em Santo Antão.

Desta vez, Fernando Delgado optou pelo concelho do Porto Novo, depois de ter passado, anteriormente, pelos concelhos do Paul e da Ribeira Grande, e deve focar as acções de campanha eleitoral no Tarrafal do Monte Trigo, já que regressa ainda hoje a São Vicente.

Às eleições presidenciais de 17 de Outubro nos dois círculos eleitorais, nacional e estrangeiro, concorrem sete candidatos: Fernando Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.

As últimas eleições presidenciais em Cabo Verde ocorreram no dia 02 de Outubro de 2016, com três candidatos (Albertino Graça, Jorge Carlos Fonseca e Joaquim Monteiro). Venceu Jorge Carlos Fonseca na primeira volta para um segundo mandato, com 74% dos votos.

AA/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos