Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Presidenciais’2021: Biografia do candidato Gilson Alves

Mindelo, 24 Set (Inforpress) – Gilson Alves, 40 anos, é médico-cirurgião de formação e apresenta-se agora como candidato às próximas eleições presidenciais marcadas para 17 de Outubro próximo e, caso vença, diz que quer ser um “Presidente autoritário”.

Gilson João dos Santos Alves é natural de Santo Antão, mas cresceu em São Vicente, onde fez os estudos primários e secundários, ilha onde também disse ter tido os primeiros contactos com a política através da “amizade” com figuras como Onésimo Silveira e Camilo Abu-Raya.

Após os estudos secundários formou-se como médico-cirurgião na Universidade do Porto, em Portugal, exercendo a profissão no hospital de São João do Porto.

Enveredou-se pela investigação científica, com três anos de serviço no Japão.

Actualmente apresenta-se como empresário e investidor em produtos financeiros diversos.

Na sua carreira política, destaca-se o cargo de presidente do Partido do Trabalho e da Solidariedade (PTS) de 2018 até Março de 2021.

Gilson Alves decidiu agora concorrer ao cargo de Presidente da República depois da análise feita ao sistema político de cabo-verdiano, que, como disse, “precisa ser mudado” para um regime presidencialista.

“Precisa-se de um Presidente autoritário, que represente um País pequeno e que pode mostrar uma personalidade forte e grande lá fora”, considerou.

Segundo a mesma fonte, “só um Presidente jovem, autoritário, pode representar o País, que neste momento está a passar por uma fase muito frágil da sua história”.

Nas presidenciais do dia 17 de Outubro concorrem sete candidatos – Fernando Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.

As últimas eleições presidenciais em Cabo Verde ocorreram no dia 02 de Outubro de 2016, com três candidatos (Albertino Graça, Jorge Carlos Fonseca e Joaquim Monteiro), venceu Jorge Carlos Fonseca na primeira volta com 74% dos votos, para um segundo mandato.

LN/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos