Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Presidenciais’ 2021: Joaquim Monteiro defende que é preciso “resgatar” Cabo Verde com a devolução do poder ao povo

Cidade da Praia, 11 Out (Inforpress) – O candidato às eleições presidenciais de 17 de Outubro Joaquim Jaime Monteiro defendeu este domingo, na Cidade da Praia, que é preciso “resgatar” Cabo Verde com a devolução do poder ao povo”.

A afirmação foi feita durante o segundo e último debate promovido pela rádio e televisão públicas, que contou com a participação dos sete candidatos na corrida ao Palácio Presidencial.

De acordo com Joaquim Monteiro, somente através do referendo sobre questões importantes do país é que se pode devolver o poder aos cabo-verdianos.

Em relação à política externa, Joaquim Jaime Monteiro classificou a integração da Guiné Equatorial na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) de “pedagógica”, por ser meramente linguística.

Por outro lado, voltou a criticar o apoio dos partidos políticos aos candidatos presidenciais, apontando a forma como a União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID),” com mais de 17 carros”, tem feito a campanha em São Vicente, em apoio ao concorrente Carlos Veiga.

Na sua mensagem dirigida à Nação, no final do debate, Joaquim Jaime Monteiro pediu o voto dos cabo-verdianos por ser o único candidato “do povo, para o povo e para servir o povo.

“Nunca pedi o voto, nem 2011 nem em 2016, mas desta vez, nesta encruzilhada que nos encontramos, peço a todos os cabo-verdianos que votem nesta candidatura”, apelou o candidato que quer “programar, planificar e unir Cabo Verde.”

O auto-intitulado “candidato do povo” não participou no primeiro debate, por recusar-se a discutir os problemas do país com “infanto-políticos”.

Hoje, Joaquim Jaime Monteiro inicia a sua campanha eleitoral na ilha de Santiago pelo concelho de Santa Cruz, depois de passar os primeiros dez dias divididos entre Santo Antão e São Vicente.

Às presidenciais do dia 17 de Outubro concorrem sete candidatos: Fernando Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.

As últimas eleições presidenciais em Cabo Verde ocorreram no dia 02 de Outubro de 2016, com três candidatos (Albertino Graça, Jorge Carlos Fonseca e Joaquim Monteiro). Venceu Jorge Carlos Fonseca na primeira volta com 74% dos votos, para um segundo mandato.

OM/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos