Porto Novo, 02 Out (Inforpress) -O candidato ao pleito eleitoral de 17 de Outubro Joaquim Jaime Monteiro afirmou hoje que só agora a democracia chegou às eleições presidenciais cabo-verdianas, por contar com a participação de sete candidatos.
Joaquim Jaime Monteiro, que dedicou o dia de hoje ao concelho da Ribeira Grande de Santo Antão, essencialmente às zonas altas e Ponta do Sol, fez essa observação aos jornalistas no centro da cidade da Povoação, onde esteve em conversas com os jovens e idosos.
“Eram dez candidatos e agora somos sete, isto quer dizer que 30 anos depois, a democracia atingiu as eleições presidenciais“, precisou o candidato que participa pela terceira vez consecutiva nas eleições para o Presidente da República.
“Isto é extremamente importante, porque antes eram somente dois candidatou e até já tivemos caso de um só concorrente”, frisou Joaquim Monteiro, para quem os cabo-verdianos estão a ser “reprimidos” pelas suas convicções políticas.
Segundo o candidato mais velho nesta corrida eleitoral, a forma como a política está a ser instituída em Cabo Verde levam as pessoas a terem medo.
“Constatei esse facto na ilha de Santiago, quando estava a recolher as propostas para a minha candidatura. O que acontece é que os funcionários do Estado têm medo de perder o emprego “, denunciou.
Por isso, garantiu que que, caso for eleito no dia 17 de Outubro, vai exercer uma magistratura de influência para dar uma realidade diferente aos cabo-verdianos, “ sobretudo às crianças”.
Neste sentido, o candidato, que tem como o mote da sua candidatura “planificar, programar e unir Cabo Verde”, promete ser um Presidente da República “experiente, tecnicamente preparado e informado para influenciar todo o sistema administrativo”.
Hoje, a candidatura de Joaquim Monteiro esteve nas zonas altas do concelho da Ribeira Grande, no centro da Povoação e na Ponta de Sol, sede administrativa do município.
Neste domingo,03, Joaquim Jaime Monteiro e a sua equipa de candidatura vão estar no Tarrafal de Monte Trigo, no município do Porto Novo
Às presidenciais do dia 17 de Outubro, concorrem sete candidatos: Fernando Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.
As últimas eleições presidenciais em Cabo Verde ocorreram no dia 02 de Outubro de 2016, com três candidatos (Albertino Graça, Jorge Carlos Fonseca e Joaquim Monteiro), venceu Jorge Carlos Fonseca na primeira volta com 74% dos votos, para um segundo mandato.
OM/JMV
Inforpress/Fim