Presidenciais´ 2021: Gilson Alves chama atenção para a falta de ocupação de jovens de Povoação

Povoação, 01 Out (Inforpress) – O candidato às presidenciais Gilson Alves denunciou hoje a falta de ocupação dos jovens de Povoação, Santo Antão, que “não têm sequer um campo de futebol” para se distraírem correndo o perigo de “cair na droga”.

O candidato foi acompanhado durante toda a manhã de hoje por um grupo de jovens, que considerou terem uma “força inacreditável” e percorreram quase todos os recantos da Cidade de Povoação, primeiro lugar a ser visitado na sua deslocação à Santo Antão, sua terra natal e dos pais e avós.

Mas este grupo está, segundo a mesma fonte, “sem liderança” do poder local e apontou como exemplo o campo de futebol da zona do Tarrafal, onde a câmara fez a promessa de colocar uma relva sintética, mas “até agora nada”.

“E os jovens estão desesperados e toda a gente sabe das promessas feitas por alguns líderes locais e sem intenção nenhuma de cumprir, é uma massa jovem que fica desesperançada”, sustentou Gilson Alves, para quem “este é um dos muitos exemplos” existentes em Cabo Verde, “quando a camada juvenil só quer algo para esfriar a sua cabeça e divertir-se e não cair na droga e no álcool”.

Mas, asseverou, se houvesse um “Presidente autoritário” esse tipo de problema poderia ser resolvido em “30 segundos”.

“É assim que um líder autoritário tem que fazer, resolver mil problemas num dia, em vez de um Presidente fraco, que não faz nada, não é nada e resolve e fala sobre um único problema num ano”, sublinhou Gilson Alves, questionando “para quê existir um Presidente que é um verbo estar”.

Caso vença, asseverou, vai ser assim, ou então “a pessoa é despedida, expulsa ou lixada completamente”.

O candidato cumprimentou várias pessoas pela cidade de Povoação, inclusive, alguns idosos, neste Dia Mundial da Pessoa Idosa, ressaltando a “disciplina e autoridade” impostas outrora pelos avós para direccionar as crianças.

Nas primeiras horas em Santo Antão, Gilson Alves disse já sentir a “alma do santantonense”, que carrega em si, apesar de viver em São Vicente, e ele mesmo já a retratou em músicas e até pediu para serem cantadas pelo grupo santantonense Cordas do Sol.

“Tenho a alma em mim, então estou a sentir-me em casa, é uma grande emoção desde que soube que vinha para Santo Antão, é algo bastante pessoal para mim”, sublinhou.

Gilson Alves continua neste sábado, 02, as suas acções de campanha no concelho do Paul.

Nas presidenciais do dia 17 de Outubro, nos dois círculos eleitorais, nacional e estrangeiro, concorrem sete candidatos: Fernando Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.

As últimas eleições presidenciais em Cabo Verde ocorreram no dia 02 de Outubro de 2016, com três candidatos (Albertino Graça, Jorge Carlos Fonseca e Joaquim Monteiro). Venceu Jorge Carlos Fonseca na primeira volta para um segundo mandato, com 74% dos votos.

LN/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos