Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Presidenciais 2021: Gilson Alves almeja segunda volta por “a maioria dos concorrentes serem pesos leves”

Cidade da Praia, 18 Ago (Inforpress) – O candidato às eleições presidenciais de 17 de Outubro Gilson Alves projectou hoje, na Cidade da Praia, chegar à segunda volta, “por a maioria dos concorrentes serem pesos leves”.

“Há dois que se dizem tubarões, mas os outros são pesos leves”, precisou Gilson Alves em declarações à Inforpress, depois de uma sessão de perguntas e respostas para a introdução da sua candidatura na Cidade da Praia.

Por isso, o candidato independente apontou como objectivo eleitoral chegar à segunda volta das eleições, por o campo político ser constituído por “candidatos fracos”.

Caso vença as eleições, prometeu ser um presidente “forte e autoritário”, uma vez que defende o sistema presidencialista, com um primeiro-ministro que trabalhe para o Presidente da República.

“Podem esperar uma inovação política. Não sou a favor do sistema que temos neste momento, sou a favor do sistema presidencialista, com um Presidente que é chefe do Executivo, ou seja, um Presidente da República que é forte e que tenha autoridade”, explicou Gilson Alves, clarificando que um Presidente autoritário não tem que ser um “déspota ou um ditador”.

Na sua caminhada para chegar ao Palácio do “Plateau”, Gilson Alves avançou que vai adoptar a estratégica de aproximação com as pessoas, “principalmente as mais velhas”, numa volta por todas as ilhas de Cabo Verde.

A candidatura de Gilson Alves entregou esta terça-feira, 17, na Cidade da Praia, o processo de candidatura junto do Tribunal Constitucional, com mais de mil assinaturas.

Na ocasião, após oficializar a candidatura do cirurgião Gilson Alves, natural da ilha de São Vicente, o mandatário para a Ilha de Santiago, Edmilson Aguiar, precisou à imprensa que o processo contou com 1.066 subscritores. ´

O prazo para a apresentação das candidaturas termina hoje, 18 de Agosto, 60 dias antes do escrutínio, e já estão oficializados oito candidatos para eleições de 17 de Outubro, sendo eles José Maria Neves, Carlos Veiga, Fernando Rocha Delgado, Hélio Sanches, Gilson Alves, Joaquim Jaime Monteiro, Casimiro de Pina e Péricles Tavares.

O sorteio da ordem a atribuir às candidaturas nos boletins de voto vai ser realizado esta quinta-feira, 19 de Agosto, conforme estipula o calendário eleitoral.

OM/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos