Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Presidenciais’2021: Casimiro de Pina vai apresentar queixa à CNE contra candidatos que estão a violar regras de saúde pública

Cidade de Mindelo, 10 Out (Inforpress) – O candidato à Presidência da República Casimiro de Pina disse hoje que vai apresentar uma queixa à Comissão Nacional de Eleições contra dois candidatos que estão a violar as regras de saúde pública.

“A minha candidatura tenciona apresentar uma queixa contra os candidatos José Maria Neves e Carlos Veiga, por uma simples razão: é que estes senhores estão a promover, visível e publicamente, por todo o território nacional, a propagação do vírus da pandemia”, afirmou em declarações aos jornalistas, salientando que o facto é “inaceitável” num Estado de Direito.

De acordo com Casimiro de Pina, tal atitude deve ser inaceitável em Cabo Verde, tanto para dar exemplo aos comerciantes como a outros que estão a ser punidos por não respeitarem as regras ditadas pelas instituições do sector de saúde e de fiscalização.

“Para estes que vivem destes serviços, se não respeitarem as regras aparece o IGAE e a polícia. Isso nos dá a sensação de que existe uma lei para os que vivem do seu negócio e outra para os senhores Carlos Veiga e José Maria Neves”, asseverou, considerando inaceitável este andar de coisas.

Para Casimiro de Pina, um Presidente da República deve ser um espelho da sociedade e não o contrário e vai mais longe ainda ao afirmar que a situação da pandemia pode piorar por causa “destes senhores”, visto que reúnem centenas de pessoas no comício, sem máscara, sem distanciamento social e com grupos musicais.

Denuncia ainda o facto de as discotecas não funcionarem por regras impostas pelo Governo, contradizendo toda a situação que está sendo vivido com os comícios e músicas, promovidos pelos candidatos José Maria Neves e Carlos Veiga, que no seu entender não respeitam a cultura da legalidade.

“Estes senhores, por não respeitarem nada, não deviam candidatar-se à Presidente da República”, afirma, deixando aos dois candidatos uma mensagem de que “ninguém está acima da lei”, uma vez que é igual para todos segundo defende o princípio constitucional.

Casimiro de pina, que vai estar hoje no último debate entre os candidatos à Presidência da República promovido pela Rádio e Televisão Pública, espera ter uma contribuição igual ou superior do que teve no primeiro debate.

Afirma estar preparado para uma “aula da Constituição da República” aos senhores que não conhecem o papel que desempenha um Presidente.

Nas presidenciais do dia 17 de Outubro, nos dois círculos eleitorais, nacional e estrangeiro, concorrem sete candidatos: Fernando Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.

As últimas eleições presidenciais em Cabo Verde ocorreram no dia 02 de Outubro de 2016, com três candidatos (Albertino Graça, Jorge Carlos Fonseca e Joaquim Monteiro). Venceu Jorge Carlos Fonseca, à primeira volta para um segundo mandato, com 74% dos votos.

PC/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos