Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Presidência da República promove conferências sobre movimentos de libertação em África e papel dos escritores e jornalistas

 

Cidade da Praia, 07 Nov (Inforpress) – Movimentos de libertação em África, papel dos escritores e jornalistas nos grandes acontecimentos e revolução russa vão estar em debate durante um ciclo de conferências que a Presidência da República promove quarta e quinta-feira, na Cidade da Praia.

Segundo informações da Presidência da República, as conferências de dois dias arrancam quarta-feira, pelas 17:00, com o tema “Revolução Russa, 100 anos depois: sonhos, utopias, que legado? Qual a influência nos movimentos de libertação e no pensamento político dos líderes africanos?”.

O tema, que terá como moderador, José Vicente Lopes, e oradores, os portugueses Clara Ferreira Alves e Francisco Louçã, e Casimiro de Pina e Aquilino Varela, de Cabo Verde, irá abordar o legado de uma das revoluções mais importantes da história, cujos afeitos atravessaram quase todo o século XX e ainda com reflexos em algumas sociedades e líderes do mundo actual.

Sob discussão irão estar, também, a importação do marxismo-leninismo e o modelo do partido único na construção dos novos Estados saídos da descolonização, particularmente em África.

Na quinta-feira, pelas 18:00, a conferência vai ser sobre “O papel dos escritores e jornalistas como “descodificadores” dos grandes momentos e acontecimentos internacionais” e terá como oradora Clara Ferreira Alves.

Sob a moderação de Joaquim Arena, o tema vai abordar a crescente perda de protagonismo dos escritores e jornalistas como “intérpretes” privilegiados dos grandes eventos, conflitos internacionais e do seu papel de “mediação” entre o “pulsar” do mundo e os cidadãos.

DR/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos