Manifestações culturais: Presidência da República irá promover cimeira das nações crioulas

Cidade da Praia, 11 Nov (Inforpress) – A Presidência da República irá promover uma cimeira das nações crioulas para debater um conjunto de questões crioulas no mundo e promover as manifestações culturais das ilhas, foi hoje anunciado.

A revelação foi feita pelo chefe de Estado, José Maria Neves, durante uma conferência de imprensa para assinalar o primeiro ano do seu mandato, adiantando que a promoção da língua cabo-verdiana consta da agenda presidencial para os próximos tempos.

Durante o seu discurso de posse, ocorrido a 09 de Novembro de 2021, que intitulou de “Ousemos!”, José Maria Neves prometeu estar “na linha da frente do combate” para a oficialização do crioulo, com base em todas as variantes, “por serem as marcas da sua riqueza e força como língua”.

“Temos no nosso programa realizar uma cimeira de nações crioulas aqui em Cabo Verde, vai nos permitir debater um conjunto de questões crioulas no mundo. Cabo Verde é a primeira nação crioula no mundo que depois espalhou-se para o mundo inteiro. Queremos também promover manifestações culturais dessa nação crioula espalhada pelo mundo”, apontou.

Segundo o Presidente da República, a música, a dança, a literatura e o teatro são manifestações culturais que têm muito a ver com as nações crioulas no mundo e que devem ser trabalhadas para valorizar ainda mais a cultura cabo-verdiana.

“Temos algumas manifestações culturais e algumas realizações que temos de aprimorar mais, Atlantic Music Expo, Kriol Jazz Festival, Summer Jazz Festival em São Vicente e outros festivais de música que devemos valorizar, particularmente de morna de coladeira”, referiu.

Por outro lado, José Maria Neves lamentou o facto da Presidência da República não integrar nas suas delegações pessoas da cultura como escritores, artistas plásticos, do teatro, da dança, da música, intérpretes e promover toda a produção feita no país.

“Trazer para o palácio algumas exposições e realizações importantes no domínio da cultura e criar espaços para debater, procurar a melhor forma de ter um desenvolvimento cultural muito mais forte e muito mais afirmativo em Cabo Verde”, notou, assegurando que a Presidência da República assumirá esse compromisso e irá trabalhar para a sua concretização no plano nacional.

AV/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos