Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Preços dos produtos alimentares de primeira necessidade mantiveram-se estáveis entre Janeiro e Março – ARFA

 

Cidade da Praia, 26 Abr (Inforpress) – Os preços dos produtos alimentares de primeira necessidade mantiveram-se, de forma geral, estáveis entre Janeiro e Março de 2017, informou hoje, na Cidade a Praia, a Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares (ARFA).

De acordo com os dados divulgados pela ARFA, neste mesmo período confirmou-se igualmente uma queda de preços de -0.5% para os cereais, e -0.6% nos feijões.

Contrariamente aos cereais e feijões, verificou-se que houve um aumento de (+0.2%) no preço do açúcar, (+0.5%) no leite em pó e (+1.2%) no óleo.

Em relação ao trimestre anterior (IV Trim.2016), os preços foram mistos, com maior aumento no arroz de segunda (+2.3%) e maior queda no feijão bongolom (-5.8%).

Entretanto, uma análise comparativa entre os preços do primeiro trimestre de 2017 com os do trimestre homólogo de 2016, aponta para uma ligeira baixa no preço dos cereais (-0.5%) e feijões (-0.6%), revelam os dados do INE.

Durante o período em análise constatou-se também “um grande aumento” no preço do açúcar, uma queda de 6.9% no leite em pó e ligeira baixa no óleo (1.4%), conforme o boletim da ARFA que fornece informações sobre o comportamento dos preços nacionais dos produtos alimentares básicos.

Com base no Observatório do Mercado da ARFA, a recolha de dados é realizada, semanalmente, por esta agência e pelo Ministério da Agricultura e Ambiente.

JL/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos