Preços de produtos importados registam queda de 3,1% em Maio deste ano

 

Cidade da Praia, 22 Jun (Inforpress) – Os preços dos produtos importados diminuíram em Maio deste ano 3,1%, valor inferior em 1,9 pontos percentuais (p.p.), face ao registado no mês anterior, tendo a taxa de variação mensal dos preços dos produtos exportados fixado em -2,7%.

Segundo os dados do Índice de Preços do Comércio Externo divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de variação mensal dos preços dos produtos exportados fixou-se em -2,7%, no mesmo período, diminuindo 4,6 p.p., face ao valor registado no mês anterior.

A Variação Mensal do Índice de preços da importação foi, conforme a mesma fonte, de -3,1% em Maio de 2017, tendo situado em 84,7 %, ou seja, um decréscimo de 3,1% relativamente ao mês anterior. Já o índice subjacente na importação verificou um decréscimo de 4,3% face ao mês anterior. Por outro lado, o índice volátil na importação aumentou 0,2% face ao mês de Abril de 2017.

Por destino económico dos bens, informa o INE, as categorias que contribuíram para a descida de preços foram “Bens Intermédios” (-3,3%), “Bens de capital” (-9,2%), “Combustíveis” (-6,8%), e “Bens de Consumo” (2,6%).

Em relação à descida de preços na importação, esta foi atenuada pela categoria “Bens de Consumo” (2,6%), justificada pelo aumento dos preços de “Produtos alimentares primários” (5,3%) e “Outros bens de consumo não duradouros” (15,8%).

A Variação Homóloga foi de – 4,3% em Maio, o índice de preço da importação diminui 4,3%, relativamente ao mesmo período do ano anterior. Os índices, subjacente e volátil verificaram decréscimos de 4,3%, face ao mês homólogo de 2016.

De acordo com o INE, no mês de Maio de 2017, o índice de preço das exportações situou-se em 64,9, correspondendo a um decréscimo de 2,7% face ao mês anterior, e o índice subjacente na exportação verificou, no mesmo período, um decréscimo de 2,9% face ao mês anterior. Por outro lado, o índice volátil na exportação aumentou 1,3% face ao mês de Abril de 2017.

O Índice de Termos de Troca (ITT) situou-se em 76,6, com uma taxa de variação homóloga negativa de 25,0%, em Maio deste ano.

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
[wd_asp elements='search' ratio='100%' id=2]
    • Categorias

  • Galeria de Fotos