Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Preços de produtos importados em Cabo Verde diminuem 2,1% em Fevereiro

Cidade da Praia, 21 Mar (Inforpress) –  Os preços dos produtos importados diminuíram 2,1 por cento (%) no mês de Fevereiro de 2019, valor inferior em 0,5 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no mês anterior, conforme o Índice de Preços do Comércio Externo, divulgado hoje pelo INE.

Em Fevereiro de 2019, segundo o Instituto Nacional de Estatística, o índice de preço da importação situou-se em 105,0 tendo conhecido um decréscimo de 2,1%, relativamente ao mês anterior, enquanto os índices subjacente e volátil na importação verificaram no mesmo mês um decréscimos de 2,1% e de 2,0%, respectivamente, face ao mês de Janeiro.

Segundo os dados divulgados, a variação positiva que contribuiu para a atenuar a descida do índice ocorreu no grupo, “Bens Intermédios” (2,8%), devendo fundamentalmente pela subida dos preços de “peças para material de transporte” (48,5%).

Entretanto, as diminuições dos preços mais expressivos ocorreram nas seguintes categorias de grupos: “Bens de Consumo” (-3,3%) explicada essencialmente pela descida dos preços de “produtos alimentares primários” (-5,6%); “Bens de capital” (-5,5%) justificada pela descida de preços de “máquinas” (-5,5%) e “Combustíveis” (-2,6%), justifica-se com a descida da única subcategoria denominada “Combustíveis” (-2,6%).

Em termos homólogos, o índice de preço da importação aumentou 7,3%, relativamente ao mês de Fevereiro de 2018, tendo os índices subjacente e volátil na importação verificado, em Fevereiro de 2019, acréscimos de 8,8% e de 3,8% respectivamente relativamente ao mês de Fevereiro de 2018.

Em relação à exportação, os dados indicam que no mês de Fevereiro de 2019 situou-se em 103,7, correspondendo a um decréscimo de 1,7%, face ao mês anterior, tendo os índices subjacente e volátil na exportação verificado um decréscimo de 1,6% e de 1,8%, respectivamente face ao mês de Janeiro.

Em termos homólogos a taxa de variação homóloga do índice de preço das exportações situou-se em 2,6%.

O índice de termos de troca registou um ligeiro aumento de 0,5%, comparativamente ao mês de Janeiro de 2019 e, em termos homólogos situou-se em 98,8 com uma taxa de variação homóloga negativa de (3,8) %.

O Índice de Preços do Comércio Externo (ICE) é um indicador que tem por finalidade obter informação mensal sobre a evolução dos preços das trocas comerciais entre Cabo Verde e o resto do mundo. Trata-se de uma estatística baseada num registo administrativo, em que se proporcionam informações muito valiosas sobre o valor estatístico e a quantidade transaccionada em cada operação aduaneira. Portanto, se realiza com baixo custo já que não se fazem inquéritos às empresas importadoras e exportadoras.

AM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos