Preço da gasolina mais baixo do que gasóleo devido a efeitos alfandegários e valorização do dólar

Cidade da Praia, 02 Ago (Inforpress) – A Comissão de Acompanhamento da Crise em Cabo Verde esclareceu hoje que os preços da gasolina estão mais baixos do que o gasóleo no mercado nacional neste mês de Agosto devido a efeitos alfandegários e a valorização do dólar.

Esta explicação foi dada pelo responsável para o sector de energia da Agência Multissectorial de Economia (ARME), Carlos Ramos, em conferência de imprensa, no âmbito da actualização dos preços dos combustíveis para o mês de Agosto.

Segundo adiantou, desde a actualização do mês de Julho o mecanismo de fixação de preços está a funcionar de forma normal, após ser suspenso durante três meses Abril/Maio/Junho tendo sido retomado em Julho.

“De acordo com os preços, com alterações dos impostos já publicados vimos que a gasolina baixou cerca de 11,9% ao passo que o gasóleo só 6,2% e muita gente questiona o porquê da gasolina neste momento estar mais barata do que o gasóleo”, disse.

Carlos Ramos avançou que alguns factores contribuíram neste momento para que a gasolina no mercado interno tenha um valor menor, nomeadamente a valorização do dólar, uma vez que os combustíveis são comprados em dólares, mas, por tonelada.

“Só que uma tonelada de gasóleo dá cerca de 1000 e tal litros ao passo que da gasolina é 1.333 mais ou menos litros da gasolina. Ou seja, o preço da gasolina, no mês de Agosto, situou-se em cerca de 1.125 dólares uma tonelada enquanto que o gasóleo, 1.126, uma diferença de praticamente 1 dólar”, explicou.

Ao dividir esse valor por 133 e tal ou por 110 e tal, indicou, a gasolina ficaria com um preço menor “já que está a dividir com um volume maior”.

Um outro factor também que fez com que o preço da gasolina baixasse mais do que o do gasóleo, apontou, tem que ver com os impostos, já que, segundo informou, a gasolina tem muito mais impostos do que o gasóleo.

“Como tinha dito anteriormente pagava-se 20% dos direitos da importação para gasolina que desceu 10%, enquanto que gasóleo não paga direitos de importação, portanto, fica nulo  de qualquer alteração”, lembrou.

Sem alteração dos impostos, conforme o mesmo, a gasolina descia somente 6,60 escudos e o gasóleo 5,50.

De acordo com a nova tabela de preços, a gasolina passa a ser vendida por 166,60 escudos/litro, o petróleo a 179,40 ESC/L; o gasóleo normal a 170,10 ESC/L, o gasóleo para electricidade a 161,10 ESC/L, o gasóleo marinha a 135,70 ESC/L, fuel 380 a 121,20 ESC/KG e o fuel 180 a 126,50 ESC/KG.

Já o gás butano passa a ser vendido a granel por 153,80 ESC/KG, sendo que as garrafas de 3 kg a 438,00 escudos, as de 6 kg a 923,00 escudos; as de 12,5kg, a 1922,00 Escudos e as de 55 kg a 8458,00 Escudos.

Os principais motivos da descida dos preços do petróleo, no mês de Julho, têm que ver, justamente, com as reações do mercado à valorização do dólar, o receio de possíveis novos confinamentos na China, em consequência dos testes em massa realizados para despistar os casos de coronavírus.

ET/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos