Cidade da Praia, 07 Jun (Inforpress) – O director nacional da Saúde anunciou hoje que o prazo de inscrição para vacinação de pessoas com mais de 45 anos foi alargado até 14 de Junho.
Jorge Noel Barreto avançou esta informação durante a conferência de imprensa, quando fazia o balanço da situação epidemiológica em Cabo Verde, tendo referido que até este momento 28.881 pessoas já receberam a primeira dose das vacinas.
Barreto adiantou que, nos últimos 14 dias foram analisadas 14.952 amostras, o que representa uma média de 1.068 de amostras analisadas por dia, acrescentando que foram registados, neste período, 1.754 casos positivos correspondente a uma média de 125 casos por dia.
Segundo este responsável, nas últimas duas semanas, o país registou uma taxa de positividade de cerca de 12%, sublinhando que apesar da situação estar “bastante favorável” no que se refere a algum controlo das contaminações, a mesma está acima daquilo que é o desejável, que é de 4%.
Em termos de taxa de incidência acumulada nos últimos 14 dias, prosseguiu, até este momento nenhum concelho registou a taxa de incidência inferior a 25 por 100 mil habitantes, informando, no entanto, que quatro concelhos, nomeadamente, Tarrafal de Santiago, São Domingos, Sal e Tarrafal de São Nicolau, registaram uma taxa entre 25 e 150 por 100 mil habitantes.
O director nacional de Saúde disse que, a nível nacional a taxa de incidência acumulada nos últimos 14 dias é de 311, realçando que, nos 14 dias anteriores, esta mesma taxa era de 501 por 100 mil habitantes e que com a redução do número de casos positivos da covid-19, houve uma diminuição de casos graves e de óbitos.
Quanto ao plano de vacinação, informou que até à presente data, um total de 28.881 pessoas já tomaram a primeira dose das vacinas Pfizer e Astrazeneca, sendo que 21.254 pessoas tem idade igual ou superior a 60 anos, o que representa uma taxa de 42% da estimativa de pessoas com essa idade em Cabo Verde.
“Apesar de ainda ser baixa, é uma boa taxa tendo em conta que num dos principais grupos prioritários, pois as pessoas que estão a morrer da covid-19 em Cabo Verde com idade igual ou superior a 60 anos continuam a contribuir com 82% desses óbitos”, asseverou, adiantando que até este momento 538 dos doentes crónicos com idade inferior a 60 anos já receberam a primeira dose.
Apelou às pessoas a aderirem ao plano de vacinação, lembrando que se a população elegível em Cabo Verde não for vacinada o mais rapidamente possível, de nada irá adiantar o esforço que o Governo de Cabo Verde tem feito para conseguir as vacinas, frisando que a não vacinação terá “consequências gravíssimas” no futuro do país.
“Uma população não vacinada, significa uma população desprotegida e que condiciona a retoma das actividades económicas e põe em risco a vida e a saúde das pessoas, porque se não há dinheiro não há como adquirir alimentos, pagar exames, comprar remédios, educar as crianças, ou seja, as consequências serão várias e catastróficas”, reforçou.
Cabo Verde registou nas últimas 24 horas mais 50 casos positivos da covid-19 e 179 recuperados, perfazendo um total de 31.147 casos positivos acumulados.
Com estes dados, o país passa a contabilizar 1.036 casos activos, 29.826 casos recuperados, 267 óbitos, nove óbitos por outras causas e nove transferidos, perfazendo um total de 31.147 casos positivos acumulados.
CM/HF
Inforpress/Fim