Praia: “Vick e Joel” sensibilizam crianças do bairro do Brasil sobre os malefícios do álcool

Cidade da Praia, 20 Abr (Infopress) – O bairro do Brasil, em Achada de Santo António, Praia, acolheu hoje a peça de teatro infantil e musical “Vick e Joel” levada para sensibilizar as crianças sobre os malefícios do álcool.

Trata-se de uma iniciativa da Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas, em parceria com a Empresa Yakuarella Kids.

Segundo a técnica da Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas, Vanusa Pereira, o evento é uma acção de sensibilização e consciencialização para as crianças sobre questões dos malefícios do álcool e também para a promoção da saúde.

“Estamos a realizar esta actividade porque sabemos que o problema do álcool tem afectado muito a nossa sociedade cabo-verdiana”, acrescentou a mesma font,e completando que a Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas tem em curso um leque de acções de sensibilização no bairro de Achada de Santo António, junto da comunidade e das escolas, tanto primárias como secundárias, locais.

Tudo isto, segundo Vanusa Pereira, para consciencializar as crianças para que não experimentem e entrem em contacto com substâncias que não conhecem, como bebidas alcoólicas e outras drogas, que poderão prejudicar os seus cérebros e seu crescimento.

“O teatro é uma excelente forma de trabalhar com as crianças”, defendeu aquela interlocutora para quem através de aspectos lúdicos, brincadeiras, a mensagem vai se passando. “Nós queremos nossas crianças saudáveis”, frisou.

Por seu turno, Djam Neguin, da Empresa Yakuarella Kids, disse aos jornalistas que em parceria com o ministério da Saúde e também ministério da Educação, criou-se este espectáculo chamado “Vicky e Joel cuidando da saúde”.

“Vick e Joel são dois amigos. Joel é um menino que apresenta alguns comportamentos de risco tais como tomar medicamentos sem consultar os pais. Vick vai então o ensinar como evitar tais comportamentos. Ao longo da peça vão abordando alguns temas relacionados com a saúde e os segredos para ter uma vida saudável, ou seja, não consumir álcool, drogas, cuidar da alimentação, cuidar da higiene e fazer exercícios físicos”, explicou.

Estão previstas, segundo Djam Neguin, digressões para alguns bairros da Cidade da Praia e também levar esta questão importante a outras ilhas, sempre com a Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas.

GSF/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos