Praia: Tudo pronto para festival internacional que assinala o Dia Nacional do Batuco – organização

Cidade da Praia, 30 Jul (Inforpress) – O representante do projecto “Batuku na alma”, Bob Mascarenhas, garantiu hoje à Inforpress que está tudo a postos para o arranque hoje, as 17:00, do festival internacional do batuco, evento que assinala o Dia Nacional do Batuco.

Bob Mascarenhas adiantou que todos os grupos que residem fora da ilha de Santiago, nomeadamente do Senegal, da França e da ilha do Maio, já estão na Cidade da Praia e que a organização tem tudo a decorrer dentro do esperado.

Ao todo são 23 grupos, que durante dois dias, hoje e domingo, 31, vão actuar no evento que terá lugar no parque 05 de Julho, na Cidade da Praia, no quadro das celebrações do Dia Nacional da Cultura, assinalado a 31 de Julho.

O momento será também de homenagem às batucadeiras com mais de 30 anos de carreira. Bob Mascarenhas adiantou que cinco batucadeiras vão ser homenageadas pelo percurso e pelo contributo dado para promoção do batuque.

O evento, que conta com participação de grupos de todos os concelhos da ilha de Santiago, Maio, Senegal e França, é realizado pelo projecto “Batuku nos Alma” com objectivo de valorizar e promover o batuco, género musical originário da ilha de Santiago, com características padrões, desde o século XVIII, sendo provavelmente o género mais antigo de Cabo Verde

O Dia Nacional do Batuco foi instituído em 2021, com o objectivo reconhecer a sua importância como Património Nacional além de louvar os intérpretes e aqueles que ajudaram na criação do universo cultural diversificado que expressa, no batuco, a alma cabo-verdiana e reconhecer os direitos humanos, os direitos dos cidadãos, das populações e das mulheres.

O batuco é um género musical cabo-verdiano, tradicionalmente executado por mulheres, que se baseia na percussão e no canto e dança. É um património cultural de Cabo Verde, principalmente na ilha de Santiago.

MJB/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos