Cidade da Praia, 09 Set (Inforpress) – A Câmara Municipal da Praia entregou hoje certificados a 300 crianças e jovens de diferentes bairros da capital pela formação inicial em língua francesa “ATL de francês 2023”, no âmbito do projecto “Cultura descentralizada e inclusiva”.
Segundo afirmou à imprensa a coordenadora do projecto, Laura Spínola, são crianças e jovens que concluíram “com sucesso” o curso, cujo objectivo principal é promover a educação e a cultura como “pilares fundamentais” para o desenvolvimento dos mesmos.
Conforme justificou, o acesso à formação e cultura devem ser um “direito universal”, independentemente da situação sociocultural de cada indivíduo.
Avançou que durante a formação, os formadores esforçaram-se para criar um ambiente de aprendizado agradável, em que os conteúdos educativos foram enriquecidos com actividades lúdicas, como jogos, músicas e danças.
Laura Spínola afirmou que estas crianças e jovens receberam ao longo desses dias a acção formativa com “muito engajamento, motivação, surpresa e entusiasmo”.
Por isso, sintetizou, disse acreditar que investir na infância, na formação e nas oportunidades é “a chave” para construir uma sociedade “mais promissora”, pois as crianças têm “muito potencial” para aprender, sublinhando que falta somente a “motivação” para impulsioná-las.
Para o coordenador da ONG Cabralistes e formador, Eddy Correia, a formação veio através desta organização que foi criada em França em 2020, e, em 2021, vieram a Cabo Verde no sentido de divulgar mais a língua francesa na capital.
Segundo explicou, a ideia desta organização é dar oportunidades às crianças e jovens da Cidade da Praia o ensejo de aprender e de ter o primeiro contacto com a língua francesa.
Disse também que estes ficaram “entusiasmados e curiosos” ao receberem esta formação, afirmando que têm “muita facilidade e curiosidade” para aprender a língua francesa, diferente das crianças que vivem em França.
Avançou que esta formação “superou as expectativas” e adiantou que no próximo ano, no período das férias escolares, será realizada a segunda edição desta iniciativa, de uma forma diferente.
A formanda Julia Fernandes, por sua vez, declarou que se sente feliz por receber esta formação e aproveitou para agradecer a organização pela oportunidade e por ter realizado o sonho de muitas crianças, com uma formação que contou com aulas de leitura, poesia, teatro, música e dança.
A formação marca o encerramento de um período de 40 dias de aulas de francês gratuitas, e também o momento em que todas as crianças estão em férias escolares.
Participaram nesta formação crianças que foram inscritas nas seis delegações da Câmara Municipal da Praia, que abrange diferentes zonas da capital.
Esta formação foi promovida pela Câmara Municipal da Praia em parceria com a ONG Cabralistes e a Embaixada da França em Cabo Verde.
DG/AA
Inforpress/Fim