Praia: São Francisco terá em Agosto sua primeira fábrica de reciclagem de plásticos

Cidade da Praia, 24 Jun (Inforpress) – O presidente da Associação para o Desenvolvimento de São Francisco (ADSF), Praia, avançou que no mês de Agosto será instalada uma fábrica de reciclagem de plásticos para ajudar na preservação do meio ambiente e criação de novas oportunidades económicas.

Em declarações à Inforpress, João Ferreira disse que a instalação da referida fábrica será feita em parceria com a Associação Raiz Azul e Associação Cabo-verdiana do Ecoturismo, realçando que estão a analisar em que materiais serão transformados de forma sustentável esses plásticos.

“Já temos o financiamento garantido, os preparativos para a montagem dessa fábrica estão na fase final. Estamos a prever iniciar os trabalhos em Agosto com a realização do primeiro teste de reciclagem e brevemente iremos decidir se serão transformados em azulejos, baldes ou vasos de plantas, ou seja a opção mais sustentável”, afirmou.

Segundo explicou, uma das razões que motivou a Associação de São Francisco a instalar uma fábrica de reciclagem de plásticos tem que ver com a aglomeração de plásticos na floresta e na própria localidade, referindo que até o momento esse material não tem recebido um tratamento adequado.

“A presença dos plásticos na floresta reflecte uma imagem negativa da localidade e isso sempre foi a nossa preocupação, realizamos campanhas de limpeza frequentes, mas depois de um tempo tudo se repete. Por isso, queremos ver se apostamos na reciclagem para ver os impactos que poderão ter e proteger o ambiente”, adiantou.

Para isso, prosseguiu, a ADSF pretende promover acções de sensibilização junto da comunidade sobre a importância de reciclagem para o meio ambiente e sobre os impactos negativos dos plásticos.

“A reciclagem do plástico é de extrema importância para o meio ambiente. Quando reciclamos o plástico ou compramos plástico reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois este material deixa de ir para os aterros sanitários ou para a natureza”, declarou.

De acordo com este responsável, o processo de reciclagem será dividido em fases de recolha, selecção e transformação de plásticos, mostrando-se, por outro lado “expectante” que a instalação da referida fábrica no espaço da ADSF irá criar oportunidades de emprego na comunidade.

A Associação de Desenvolvimento de São Francisco, designado por ADSF é uma entidade colectiva sem fins lucrativos que tem por fim contribuir para o desenvolvimento económico, social e cultural da comunidade de São Francisco.

A ADSF foi fundada formalmente a 3 de Agosto de 1994, conforme o Estatuto publicado no BO Nº 40 II Série de 3 de Outubro de 1994.

CM/ZS

Inforpress/Fim.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
[wd_asp elements='search' ratio='100%' id=2]
    • Categorias

  • Galeria de Fotos