Praia: Residência artística de Dança Contemporânea que arranca hoje culmina com uma mostra do resultado

Praia: Residência artística de Dança Contemporânea que arranca hoje culmina com uma mostra do resultado

Cidade da Praia, 24 Abr (Inforpress) – A residência artística de dança contemporânea, que arranca hoje na Cesária Évora Academia de Artes (CEAA), Cidade da Praia culminará com uma mostra do resultado, no dia 28, no Centro Cultural Português da Praia (CCP).

De acordo com uma nota enviada à Inforpress, esta mostra pública será o resultado do trabalho desenvolvido ao longo dos cinco dias (24 a 28 de Abril) na residência artística, pelos coreógrafos Rui Lopes (Portugal) e Mano Preto (Cabo Verde) a 12 bailarinos nacionais e terá entrada livre.

A residência artística de Dança Contemporânea é uma iniciativa conjunta alusiva ao Dia Mundial da Dança, que se celebra a 29 de Abril, do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através da Cesária Évora Academia de Artes (CEAA) em parceria com Centro Cultural Português.

Esta residência artística será ministrada pelos coreógrafos e bailarinos Rui Lopes Graça e Mano Preto do grupo de dança Raiz di Polon e acontece todos os dias de 23 a 28 de Abril das 17:00 às 20:00.

A data foi criada em 1982 pelo Comité Internacional da Dança (CID) da UNESCO, que escolheu o dia 29 de Abril como o Dia Internacional da Dança.

A comemoração tem por base o dia de nascimento de Jean-Georges Noverre, que nasceu em 1727 e que foi um dos grandes nomes mundiais da dança.

A celebração do Dia Mundial da Dança tem como objetivo celebrar esta arte e mostrar a sua universalidade, independentemente das barreiras políticas, culturais e éticas.

Neste dia são diversas as actividades desenvolvidas por associações, escolas e outras entidades ligadas à dança, para promover esta arte que é vista como linguagem universal, promotora de ideais como a liberdade de expressão e a igualdade de direitos.

Espectáculos, workshops, demonstrações e palestras são algumas das iniciativas que decorrem no Dia Mundial da Dança em espaços culturais, comerciais e recreativos.

FM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos