Praia: Quatro escolas do ensino básico completamente reabilitadas para o novo ano lectivo – delegado

Cidade da Praia, 25 Ago (Inforpress) – O delegado do Ministério da Educação da Praia, avançou e que foram realizadas obras de reabilitação nas escolas de Ponta de Água, Eugénio Lima, Capelinha e da Várzea que iniciam o novo lectivo remodeladas e com mais condições.

Adriano Moreno avançou estas informações em entrevista à Inforpress, referindo que, neste momento, 90% das escolas do ensino básico na Cidade da Praia estão completamente remodeladas.

“São escolas que estarão completamente reabilitadas e de cara nova. Das 48 escolas públicas que existem na Praia, 36 já tinham sido requalificadas e agora entram no rol, mais essas quatro, portanto, estamos a volta de 90% das escolas completamente remodeladas”, afirmou.

Conforme indicou, as obras de remodelação incluem pinturas interna e externa, colocação de mosaicos nas salas de aula, reparação de cozinhas e casas de banho, avançando que foram colocados lavatórios com água corrente em todas as escolas para no caso das aulas presenciais os alunos poderem fazer a higienização das mãos com maior segurança.

Quanto às intervenções na escola básica Eugénio Tavares no bairro de Achada Santo António, referiu que o principal problema era a nível do murro que carecia de intervenções e que a nível das salas, as mesmas estão ainda em boas condições.

“O muro da escola Eugénio Tavares há muito tempo carecia de intervenção, está completamente reposto, neste sentido, estamos a cumprir o que tínhamos prometido que para este ano lectivo o muro estaria completamente reposto”, asseverou.

Adriano Moreno apontou, por outro lado, que os desafios para o ano lectivo 2020/2021 são os de conciliar as aulas presenciais com as aulas a distância, defendendo a necessidade de capacitar os docentes para responder a esses desafios.

Em Cabo Verde, estiveram matriculados para o ano lectivo 2019/2020 cerca de 12 mil crianças na educação pré-escolar, 114.883 na educação escolar pública, sendo 83.499 no ensino básico obrigatório (1.º ao 8.º ano) e 30.096 no ensino secundário (9.º ao 12.º).

CM/DR
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos