Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Praia: Projecto “Cada bairro o seu ODS” do PNUD chega ao bairro de Safende (actualizada)

Cidade da Praia, 09 Mar (Inforpress) – O projecto “Cada bairro o seu ODS – trabalhando desde os bairros para atingir os ODS” já está em Safende, estando prevista a realização de várias actividades com vista à facilitação da apropriação, a nível comunitário, da Agenda 2030.

O início das actividades suportadas pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) foi marcado hoje com uma workshop intitulado “Konxi ODS” ou “conheça os ODS”, que reuniu animadores comunitários e população em geral para  conhecer os Objectivos de Desenvolvimento Sustentado (ODS), a sua origem e as metas preconizadas.

Segundo Ivan Moreira, um dos participantes do workshop, em representação do Movimento Jovens pela Paz, depois da apresentação dos ODS por parte do PNUD passou a fase da definição das prioridades da localidade de Safende na implementação dos objectivos.

“Das discussões chegamos à conclusão que dos 17 ODS aquele que precisa ser implementado com a máxima urgência são número 1 que tem a ver com a erradicação da pobreza extrema e o número 2 relacionado com a garantia da segurança alimentar e melhoria da nutrição, mas também a segurança pública e habitacional” disse.

Conforme indicou ficou criado um núcleo que se comprometeu em trabalhar para incentivar e impulsionar a população em geral a envolver-se, mas nas acções como forma de garantir uma melhor implementação dos ODS naquela localidade da Praia Cidade.

Para além deste workshop estão previstas capacitação da liderança comunitária, sessão sobre ODS para crianças da escola ensino básico, especial ODS nas redes sociais e nos programas radiofónicos, pintura mural, lançamento da iniciativa policiamento comunitário em Safende, sopa comunitária e torneio relâmpago.

Safende é o quinto bairro mais populoso da Praia com 6.154 pessoas e o terceiro da capital a receber a iniciativa depois dos bairros de Castelão de Tira Chapéu.

Esta actividade, organizada em parceria com a Câmara Municipal da Praia, decorre no âmbito da implementação do Projecto de Localização dos ODS promovendo cidades inclusivas e de Paz, e está enquadrado no protocolo assinado entre a cidade de Madrid e a Iniciativa AR / PNUD, que tem como enfoque principal contribuir para a consolidação de iniciativas urbanas que proporcionem o desenvolvimento socio económico inclusivo no âmbito da Localização dos ODS.

A Agenda 2030, representa uma visão global que só será cumprida se efectivada a nível local com o envolvimento das cidades e pessoas que nelas habitam. O ODS 11 “Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”, expressa esta vontade de trabalhar desde o local com uma dinâmica ascendente.

O objectivo último do programa e a melhoria das condições de vida das pessoas nos territórios nacionais. Para tal, o mesmo tem levado a cabo uma série de acções coordenadas que permitem a articulação entre diferentes parceiros, com especial relevância para a sociedade civil no sentido de promover a participação nos processos de desenvolvimento do país.

Tendo as pessoas como centro da Agenda 2030 e no âmbito da missão do Programa das Plataformas locais para o Desenvolvimento e os ODS em Cabo Verde, financiado pelo Grão-Ducado de Luxemburgo, a realização desta actividade, enquadra-se numa óptica de governança multinível que pretende contribuir para o empoderamento da cidadania e apropriação dos ODS por parte dos bairros da capital do país.

MJB/AA

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos