Praia: Programa Cadastro Social Único inicia segunda-feira inscrição para novos beneficiários

Cidade da Praia, 04 Jul (Inforpress) – As entidades responsáveis pelo Cadastro Social Único (CSU) vão iniciar, segunda-feira, 06 de Julho e até 03 de Setembro, na Cidade da Praia, trabalhos de inscrição para novos beneficiários do programa.

Segundo nota de imprensa, após breve suspensão, face às restrições impostas durante o período de Estado de Emergência, as entidades responsáveis retomam, no terreno, os trabalhos de expansão do Cadastro Social Único em diversos bairros do concelho da Praia.

O objectivo, indicada a mesma nota, é alargar a cobertura do Cadastro Social Único e garantir a inscrição de novos potenciais beneficiários do programa do Rendimento Social de Inclusão Emergencial (RSI-E) e do programa de transferência de renda dirigido ao sector informal.

O processo, financiado pelas Nações Unidas, inclui os grupos 1 e 2, sendo o grupo 1 destinado às famílias em condição de pobreza extrema e o grupo 2 a pobres moderados.

De acordo com o documento, nos dias 06 a 07 de Julho, das 10:00 às 18:00, os inquiridores estarão no bairro de Tira Chapéu, na escola Nha Balila, nos dias 10 a 15 em Safende, na Casa Amizade e centro Alto Safende e de 16 a 21, em Achada Santo António, na Escola Técnica e Centro Comunitário de Brasil.

Como programado, as equipas inquiridoras estarão de 22 a 27 em Achada Grande Frente, na Associação Pelourinho, e 28 a 31, em Achada Grande Trás, no Centro Educativo Achada Grande.

O mesmo documento dá conta que nos dias 03 a 06 de Agosto, os inquiridores estarão no bairro de Vila Nova, Escola de Vila Nova e Centro de Recuperação de Lém Cachorro, enquanto de 07 e 12 a equipa estará em Pensamento/Simão Ribeiro, na Escola do Pensamento Jardim Infantil.

De13 a 18, segundo a mesma fonte, os trabalhos vão decorrer em Achada São Filipe, no Liceu Constantino Semedo e na Escola Primária de São Filipe e de 19 a 24, em Ponta D’água, na Escola Laranja (traz de IFH) e Escola Ponta d’Água.

Os dias 25 a 28 estão reservados às localidades de São Francisco, na Sede Comunitária e de 31 a 03 de Setembro, em Bela Vista/Alto da Glória, na Escola A Bela”e Ponta Verde.

A inscrição no Cadastro Social Único é uma das condições de acesso à Tarifa Social de água e energia, ao Rendimento Social de Inclusão, à bonificação de juros das habitações do IFH, acesso ao pré-escolar, entre outros benefícios de protecção social.

Até Dezembro de 2019, dados indicavam o registo de mais de 40 mil agregados familiares e mais de 152 mil pessoas no Cadastro Social Único.

PC/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
[wd_asp elements='search' ratio='100%' id=2]
    • Categorias

  • Galeria de Fotos