Praia: Primeira Feira do Empreendedorismo e Fomento Empresarial acontece de quinta-feira a sábado

Cidade da Praia, 16 Mai (Inforpress) – A Pró-Empresa realiza de quinta-feira a sábado, na cidade da Praia, a primeira edição da Feira do Empreendedorismo e Fomento Empresarial (FEFE) para a promoção e interação entre ‘startups’, as micro e pequenas empresas e os jovens empreendedores.

O evento, a acontecer nas instalações da Feira Internacional de Cabo Verde (FIC), com entrada gratuita, foi apresentado em conferência de imprensa pelo vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, e pelo presidente da Pró-Empresa, Ediney Cabral.

Na ocasião, Olavo Correia, que é também ministro das Finanças e do Fomento Empresarial e ministro da Economia Digital, disse que o Governo pretende fazer desta feira o maior evento de estímulo aos jovens em Cabo Verde.

“A nossa intenção é de todos os anos fazer uma feira e transformá-la no maior evento de estímulo para o empreendedorismo no país”, frisou, apontando que o objectivo é promover negócios, contactos e pontes entre empresas âncoras e fornecedores de ‘startups’.

“Mas também promover negócios entre empresas e diversos sectores de actividades económica   em Cabo Verde”, acrescentou o governante, defendendo que o desenvolvimento só será alcançado com a criação de oportunidades de negócios para as micro e pequenas empresas.

Essa ideia, segundo o vice-primeiro-ministro, é no sentido de promover a ascensão de uma classe média que seja capaz de apropriar-se da nova estratégia de acelerar a dinâmica de crescimento económico de Cabo Verde.

“É muito importante esta aposta no sector privado e nas micro e pequenas empresas, particularmente nas dirigidas por jovens e mulheres”, frisou o governante, advertindo “que não há desenvolvimento sem investimento”.

Por sua vez, o presidente da Pró-Empresa informou que a FEFE vai contar com participação de 110 expositores, sendo o público alvo as ‘startups’ e as micro e pequenas empresas, que desenvolveram serviços inovadores nos últimos três anos e foram beneficiados pelo programa de promoção do empreendedorismo e empregabilidade.

Uma nota oficial refere que a iniciativa está alinhada aos objectivos do programa do Governo, no quadro da promoção de programas de empreendedorismo, empregabilidade, fomento da inovação e desenvolvimento empresarial dirigidos às micro, pequenas e médias empresas.

A promoção de um espaço de interação entre ‘startups’, micro e pequenos empresários, jovens empreendedores, a facilitação da troca de informações e de experiências, o incentivo ao “matching” entre a demanda dos jovens e os benefícios, bem como a criação de facilidades e oportunidades a nível da promoção empresarial e fomento do emprego são os objectivos gerais da FEFE.

O evento, que se enquadra nas actividades comemorativas do sexto aniversário da Pró-Empresa, tem como parceiros o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), a Direcção Geral do Emprego (DGE) e o Fundo de Promoção do Emprego e Formação (FPEF).

OM/CP
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos