Primeira-dama enaltece importância do espírito solidário na inauguração da “Casa Solidária” de Achadinha Pires

 

Cidade da Praia, 14 Jul (Inforpress) – O apoio às iniciativas privadas com o espírito solidário é essencial no combate à pobreza e na ajuda aos mais necessitados, defendeu hoje a primeira-dama, Lígia Fonseca, no acto da inauguração do projecto “Casa Solidária”, em Achadinha Pires.

“O espaço está bem concebido, os produtos são de boa qualidade, doados de coração e trabalhados por pessoas que se preocupam com os mais carenciados”, notou Lígia Fonseca, considerando que “o povo da Praia tem sido cada vez mais presente na ajuda dos mais necessitados”.

A vereadora de Acção Social, Pré-escolar e Gênero da Câmara Municipal da Praia, Edvana Cardoso, explicou que a “Casa Solidária “foi implementada para ajudar as famílias que estão   na situação de emergência social por razões natural e humana.

O projecto, segundo a vereadora, tem uma vertente de ajudar os mais necessitados na vertente de roupas e calçados, assim como brinquedos para as crianças, e uma outra, na parte alimentícia com a venda de produtos mais elementares.

“Às vezes podemos suprir as necessidades das pessoas que a burocracias de instituições não dão respostas mais céleres”, notou Edvana Cardoso, apontando, neste particular, a importância da “Casa Solidária” neste tipo de ajuda social.

Este projecto vem na senda da inauguração, que aconteceu esta quarta-feira, 12, dos jardins infantis nos bairros de Alto da Glória e Castelão, Cidade da Praia, enquadrado no programa de acesso ao rendimento, educação, saúde e cuidados.

Na ocasião a ministra da educação, Maritza Rosabal, que presidiu ao acto, disse que este projecto insere-se no programa financeiro de apoio às câmaras do país, avançando que foi criado desde o ano lectivo anterior e apresenta “bons resultados” a nível nacional com integração de 800 crianças nos jardins.

De referir que a autarquia tem no momento 1200 crianças nos jardins em toda a Praia, com financiamento e bolsa de estudos para os mais carenciados e pretende abrir mais infraestruturas com capacidades de albergar as crianças dos outros bairros da capital do país.

A cerimónia de inauguração do projecto “Casa Solidária”, em Achadinha Pires (Praia), contou igualmente com a presença do presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Santos.

OM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos