Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Praia pode se transformar num ‘cluster’ “de referência” a nível do ensino superior na África Ocidental – reitor da Uni-Piaget

Cidade da Praia, 07 Mai (Inforpress) – O reitor da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, Wlodzimierz Szymaniak, disse hoje que a Cidade da Praia pode se transformar num ‘cluster’ “de referência” a nível do ensino superior em toda a África Ocidental.

O responsável fez essa afirmação durante o seu discurso na sessão comemorativa ao 20º aniversário da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde (Uni-Piaget), que se assinala hoje, 07 de Maio.

De acordo com Wlodzimierz Szymaniak, essa transformação pode atrair estudantes da África Ocidental para as universidades cabo-verdianas, apontando ainda que a situação demográfica joga a favor da Cidade da Praia.

“Uma universidade só pode funcionar dentro de uma cidade dinâmica e aberta, com empresas, bibliotecas e industrias”, defendeu o reitor da Uni-Piaget, frisando que a história das universidades está ligada às cidades.

Por outro lado, Wlodzimierz Szymaniak considerou que a pandemia da covid-19 lançou outros desafios para as universidades e que as fez perceber as fraquezas da ciência.

Neste particular, avançou que no campo da investigação, os projectos da Uni-Piaget vão desde da ciência-biomédica até economia, ciências sociais e de desenvolvimento “tendo sempre como denominador a qualidade de vida dos cabo-verdianos”.

Neste sentido, anunciou, para o próximo ano lectivo, a abertura do primeiro doutoramento na área de desenvolvimento sustentável, com as variantes em economia digital, desenvolvimento humano e saúde ambiental.

O 20º aniversário da Uni-Piaget foi comemorado com uma semana académica, que iniciou no dia 03 de Maio, com a realização de várias actividades tais como lançamento de livro e conferências.

Reconhecido pelo decreto-lei n.º 12/2001 como um estabelecimento de ensino superior de interesse público, a Uni-Piaget iniciou as suas actividades no dia 7 de Maio de 2001, com a abertura do 1º ano do curso de Sociologia.

Em 2005, a Uni-Piaget abriu um Pólo Universitário na cidade do Mindelo que começou a funcionar com três cursos de graduação (Ciências da Educação e Praxis Educativa, Economia e Gestão e Engenharia de Sistemas e Informática). Em 2007 abriu também o curso de Arquitectura.

O Pólo funciona sob a supervisão de um director dos Serviços Administrativos e de um adjunto da Reitoria.

Hoje, a universidade acolhe cerca de 1.500 alunos afectos aos 16 dos 26 cursos homologados. O número de docentes ronda os 250, repartidos por vários regimes de contratação e graus académicos.

OM/CP
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos