Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Praia: Plano Operacional de Emergência para época das chuvas orçado em 27 mil contos

Cidade da Praia, 22 Jul (Inforpress)- O Plano Operacional de Emergência para época das chuvas está orçado em 27 mil contos, revelou hoje o director dos Serviços da Protecção Civil da Câmara Municipal da Praia, Celestino Afonso.

A informação foi transmitida durante a socialização do plano operacional, num encontro promovido pela autarquia praiense, para falar sobre a época pluviosa na capital do País, que antecedeu a uma visita a alguns bairros para se inteirar do andamento das obras de drenagem.

Durante a apresentação, Celestino Afonso informou que esse plano tem como objectivo definir a articulação entre as Polícia Nacional, a Protecção Civil e a sociedade civil para dar uma “resposta à altura” nas situações de emergência, eventualmente provocadas nas épocas das chuvas.

Adiantou que o plano comporta uma parte de enquadramento e uma outra de organização das respostas de emergências, que podem ser a nível municipal/local e nacional.

De acordo com Celestino Afonso, esse plano , que vem sendo actualizado ao longo dos anos, define em termos morfológicos as zonas com maior susceptibilidades de ocorrência de cheias e inundações, designadamente os assentos informais.

Em relação à estratégia de actuação, indicou que a câmara trabalha na preparação das respostas para a reposição da normalidade, “sempre em sintonia os agentes da Protecção Civil.

“Essa cooperação permite dar uma resposta em toda fase de gestão de emergência desta prevenção, até à reposição da normalidade”, explicou.

Uma equipa da CMP esteve hoje nos bairros de Moinho, Fundo Cobom, Tira-Chapéu, Pensamento e Calabaceira, para se inteirar no andamento das obras de drenagem.

Na ocasião, o edil praiense, Óscar Santos, disse que a autarquia está a trabalhar para dotar a cidade de uma maior capacidade de resiliência nas épocas das chuvas.

OM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos