Praia: Peça “Chiquinho” do grupo Fladu Fla apresentada nos dias 25 e 26 no Auditório Jorge Barbosa

Cidade da Praia, 20 Ago (Inforpress) – A companhia de teatro Fladu Fla vai apresentar a peça adaptada da obra de Baltasar Lopes, “Chiquinho”, nos dias 25 e 26 deste mês, no auditório Jorge Barbosa, na Cidade da Praia.

A peça, que resulta de uma coprodução com o grupo de teatro Chão de Oliva, de Sintra, estabelecida em 2017, no Festival do Atlântico realizado em Cabo Verde, segundo o coencenador, Sabino Baessa, em conferência de imprensa, conta também com o apoio do Ministério da Cultura.

Em conferência de imprensa, o presidente do grupo, Sabino Baessa, para quem adaptar a obra para o teatro foi de muita “responsabilidade”, sustentou ainda que o trabalho dramaturgo e a interpectação dos actores devem no mínimo reflectir o que o autor ofereceu através da obra.

“Encontramos um elenco de alto nível que incorporou as personagens, provando que são cidadãos do mundo, pois, conseguiram trabalhar em outros meios com muita qualidade”, sublinhou.

Segundo Sabino Baessa, após apresentar esta obra, o Fladu Fla quer continuar a trabalhar os clássicos da literatura cabo-verdiana, dentro da dinâmica de sensibilizar a nova geração para a prática da leitura e promover a identidade cabo-verdiana.

O espectáculo conta com a apresentação de quatro actores cabo-verdianos da companhia Fladu Fla, Vandrea Monteiro, Jailson Miranda, Álvaro Cardoso e Alvino Mota, enquanto a dramaturgia e encenação esteve a cargo de Sabino Baessa do Fladu Fla e Susana Gaspar, do Chão de Oliva.

A coprodução resulta de uma parceria entre a companhia de teatro Fladu Fla e Chão de Oliva, companhia de teatro de Sintra (Portugal).

O espetáculo “Chiquinho”, estreia em Cabo Verde depois da apresentação no Festival de Periferia, na Casa de Teatro de Sintra, Portugal.

“Chiquinho” é o nome inspirado na obra literária, com o mesmo nome, da autoria de Baltasar Lopes da Silva. Esta criação teatral é fiel à poesia deste romance e conta a história do protagonista a partir da sua infância, a sua juventude em São Vicente e o seu regresso à ilha de São Nicolau, até ao momento da sua partida para a América.

PC/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos