Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Praia: Pároco pede aos fiéis que meditem na vida do santo São Filipe Apóstolo

Cidade da Praia, 01 Mai (Inforpress) – O pároco Samuel da Costa apelou hoje aos fiéis que vivem a festa de São Filipe Apóstolo meditem na vida deste santo que foi um “grande homem” e um “grande seguidor de Jesus Cristo”.

Neste dia, normalmente, a praça em frente a capela de São Filipe de Apóstolo, na Cidade da Praia, segundo o padre, estaria cheia de pessoas, num ambiente festivo, mas, este ano por causa da pandemia do novo coronavírus, o cenário é “totalmente diferente”, apenas com 15 pessoas entre cantores, leitores, representantes da comunidade e acólitos que ajudarão na celebração eucarística.

Para que a mensagem deste dia chegue a casa dos fiéis, a paróquia está a transmitir a celebração ‘online’ nas páginas de rede social do Facebook da Diocese de Santiago de Cabo Verde e da paróquia de São Filipe Apóstolo e através da Rádio Comunitária Voz di Ponta d’Água.

“Acreditamos que não teremos pessoas físicas, mas teremos uma comunidade virtual que nos vai acompanhar de casa e que, claro, não será a mesma coisa, mas acreditamos que aquilo que é o essencial da fé vai ser transmitido pela forma como iremos meditar a palavra de Deus e receber o corpo de Jesus, nós que estamos aqui e os que estão em casa espiritualmente”, afirmou.

Dirigindo-se aos fiéis, o pároco da paróquia de São Filipe Apóstolo deixou uma mensagem para viverem este dia com a mesma dignidade que viviam todos os anos e com a certeza que estão a celebrar o patrono desta paróquia.

Patrono este que, segundo explicou, foi um homem que o encontro com Jesus Cristo transformou a sua vida e, por isso, ele se converteu em santo, tornado assim um testemunho para a igreja e para o mundo inteiro.

“Peço as pessoas que procurem viver este dia meditando nos textos litúrgicos para o dia de hoje e também meditando na vida deste santo que foi um grande homem e um grande seguidor de Jesus Cristo. Peço a intercessão de São Filipe que ele nos ensine a caminhar para Jesus e a partir de Jesus apreendermos também a ver o Pai”, rogou, assegurando que estará a pedir bênção de Deus para todas as famílias.

Com as novenas de orações que a paróquia tem levado a cabo, Samuel da Costa disse que no meio de toda esta crise a única coisa boa foi unir as famílias para orarem juntas, algo que há muito não acontecia nas famílias cristãs.

“Acreditamos que todos esses acontecimentos, que estamos a passar, é uma oportunidade também para recordamos aspectos fundamentais da nossa vida cristã e de fé e entender, sobretudo, que a Igreja é maior do que a limitação física onde estamos inseridos, mas que está Igreja é tão grande que pode chegar as nossas casas”, salientou.

Após celebração eucarística em honra de São Filipe Apóstolo, normalmente a comunidade de São Filipe abre as portas das suas casas para receber pessoas que chegam de toda parte da Ilha de Santiago para festejar a parte profana desta celebração.

Contudo, este ano o cenário é diferente, visto que todas as portas estão fechadas devido às recomendações de distanciamento social.

AM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos