Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Praia: Monitores e educadores recebem capacitação para reforço do trabalho com crianças com NEE

Cidade da Praia, 05 Mai (Inforpress) – Monitores e educadores dos jardins-de-infância da Câmara Municipal da Praia terminam hoje uma formação de capacitação de dois dias que visa o reforço do trabalho com as crianças com necessidades educativas especiais (NEE).

Ao todo são 35 monitores e educadores dos 19 jardins de infância da autarquia que participam na formação, promovida pela Direcção de Acção Social, Género, Educação Pré-Escolar e Habitação da Câmara Municipal da Praia, segundo a coordenadora Leila Tavares.

A formação visa capacitar os monitores e educadores de ferramentas e espaços educativos “cada vez mais inclusivos” no processo complementar à educação infantil, com perspectivas de melhorar e promover a acessibilidade nos espaços, tempos, materiais, brinquedos e situações pedagógicas provocadoras da actividade de crianças com NEE.

“Esta é a segunda vez que estamos a dar a formação nesta área, por isso, é uma reciclagem, porque sempre trabalhamos com crianças com NEE nos nossos jardins e achamos por bem-estar sempre a dar formação nesta área como forma de aprenderem a lidar com essas crianças”, esclareceu.

Leila Tavares frisou que a ideia de promover a inclusão dessas crianças nos jardins-de-infância da Câmara Municipal da Praia, por exemplo, as com síndrome de Dawn, tem evoluído e com resultados positivos, já que muitos conseguem ir e continuar nas escolas básicas.

Por outro lado, a responsável disse que os monitores e educadores recebem todos os anos duas formações por ano lectivo em diferentes áreas, nomeadamente sobre produção de histórias e criação de fantoches, na área dos primeiros socorros, entre outras.

A formação de capacitação na área de necessidades educativas especiais, dirigida aos monitores e educadores dos jardins-de-infância da Câmara Municipal da Praia, decorre no Centro Comunitário de Bela Vista.

DR/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos