Cidade da Praia, 08 Mai (Inforpress) – Cerca de 20 mães do bairro de Safende participaram hoje, numa acção de formação sobre a “Prevenção ao uso de Álcool e outras Drogas”, ministrada pela Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas (CCAD).
O evento, realizado em parceria com a Associação Comunitária Amigos de Safende, foi considerado “importante” pela secretária executiva da CCAD, Fernanda Marques, uma vez que oferecerá às mães instrumentos que as ajudam a detectar se o filho (a) está a consumir álcool ou droga.
“O uso de álcool e drogas é um problema que todos nós temos hoje consciência de que afecta as nossas crianças e jovens, e sabemos também o impacto que o consumo acabará por ter nas suas vidas”, disse, considerando “muito louvável” a disponibilidade das mães em participarem na formação.
Conforme Fernanda Marques, com esta iniciativa cada um dos participantes na acção de formação, a decorrer no espaço Safende durante esta quarta e quinta-feira, poderá fazer diferença na vida dos seus familiares ou dos filhos dos vizinhos.
Lembrou aos participantes da importância de trabalharem na prevenção, pois, o consumo de álcool e drogas traz muitos problemas de saúde, não só da saúde mental, mas também de outros tipos, para os consumidores.
Neste âmbito, realçou que quando mais cedo for o consumo de droga ou álcool mais cedo o jovem se torna num potencial dependente, momento em que o tratamento é já quase “impossível”.
Por sua vez, a presidente da Associação Comunitária Amigos de Safende, Armanda Tavares, agradeceu a todas as mães que disponibilizaram o seu tempo para estar neste evento que, mas do que prevenir, vai-lhes ajudar a saber controlar os seus filhos.
“Com esta formação queremos trabalhar a comunidade para que esta seja cada vez melhor em defender o local onde vive. Trabalhar mães comunitárias foi um ganho positivo para nós na comunidade”, ajuntou.
Após a criação desta associação que reuniu as mães para que estas saibam como defender a sua comunidade e família, sublinhou, ganhamos mais pessoas na luta para o bem-estar do bairro, pois, estas passaram a ajudar as crianças a atravessar a estrada, a limpar as escolas e a contribuir muito mais.
Com esta formação de dois dias, objevtiva-se capacitar as mães comunitárias do bairro de Safende (Cidade da Praia), visando dotá-las de conhecimentos para prevenir o uso do álcool e outras drogas junto dos filhos e apoiá-los no desenvolvimento de hábitos saudáveis e protectores.
PC/ZS
Inforpresss/Fim