Praia: Jovens beneficiam de formação em liderança e comunicação

Cidade da Praia, 10 Jun (Inforpress) – Um grupo de 12 jovens beneficiaram, esta semana, na Cidade da Praia, de uma formação sobre liderança e comunicação que visava dotá-los de um conjunto de habilidades e ferramentas para uma liderança mais assertiva.

Promovida pela Libre Foundation, uma organização holandesa, a formação abrangeu jovens de diferentes localidades da Cidade da Praia, mormente Ponta d ‘Água, Safende e Vila Nova.

Segundo o coordenador local da referida formação, Bernardino Gonçalves, o objectivo é munir os participantes de um conjunto de habilidades e ferramentas de modo a exercerem uma liderança de forma mais efectiva e com melhor desempenho.

Durante estes cinco dias de formação desenvolveram várias temáticas importantes para qualquer líder especificamente, a comunicação verbal: como a escuta activa, dando feedback, falar em público, bem como habilidades básicas de liderança: como gerenciar o tempo de forma adequada, como motivar a sua equipa a melhorar, lidar com gestão de conflitos, aplicar técnicas de coaching, resolução de problemas, entre outras.

“Trabalhamos também princípios e valores que devem ser norteados pelos líderes, porque hoje em dia, por exemplo, se fala muito de liderança, todos são líderes em Cabo Verde, mas a prática fica na superficialidade”, sintetizou Bernardino Gonçalves.

Daí que, aclarou o coordenador, esta formação consiste também em despertar e desenvolver os jovens sobre a liderança que tem a ver sobretudo com os valores e princípios humanos, porque conforme argumentou, as técnicas e as ferramentas todos podem ter acesso através da internet, mas o que faz a verdadeira diferença é o nível de princípios e valores que cada líder possui na tomada de atitude.

“Não é só falar, mas mostrar com atitudes, por exemplo as lideranças políticas, os políticos falam uma coisa, mas fazem outra, ou seja, suas atitudes contradizem o que discursam (…) Hoje os políticos falam muito da importância de capital humano que é o nosso maior recurso, mas o MpD, quando chega no Governo, corta metade das pessoas que acha que é PAICV e vice-versa”, exemplificou.

Por isso, observou Gonçalves, o foco é nos jovens que se encontram na fase inicial de liderança para mostrar-lhes a responsabilidade de ser líder e da importância de manter um discurso enquanto líder e que liderar é, principalmente, ter sede de justiça, ser generoso e que dá melhor de si.

Contudo, o resultado, salientou, não é em benefício do líder, mas sim da comunidade, tendo finalizado que a formação foi “bastante interactiva e produtiva”.

TC/HF

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos