Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Praia: Jardins infantis recebem lavatórios de lavagem das mãos da Unicef

Cidade da Praia, 19 Nov (Inforpress) – Dezasseis jardins infantis do concelho da Praia, com valência de creche, receberam hoje lavatórios de lavagem das mãos, completando o kit de higienização do espaço e de proteção individual doado no quadro de combate ao covid-19.

A acção promovida pela Direcção-Geral de Inclusão social, enquanto órgão regulador e gestor da Rede Nacional de Creches, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), pretende reforçar a higienização do espaço e reduzir os riscos de contágio e disseminação da covid-19 nas creches e jardins de infância com valência de creche, representando um investimento global de mais de 2.499.626 escudos.

No acto da entrega, o representante da Unicef em Cabo Verde, Opia Kumah, afirmou que esta oferta visa contribuir para uma melhor higienização nas escolas de Cabo Verde e que integrava o projecto pilar “Assegurar a proteção social e a segurança alimentar de toda a população” do plano governamental da luta contra a pandemia.

“Estes lavatórios e os materiais de limpeza dos espaços é um guia para a organização e higienização das creches no quadro da pandemia, constitui exemplo da contribuição concreta da Unicef para que todas as crianças estejam em segurança e por uma educação de qualidade e inclusiva, segundo os objectivos de desenvolvimento sustentável número 4”, disse.

Reforçando as condições de higiene, sublinhou, as famílias terão mais confiança em enviar os seus filhos às creches enquanto meio educativo seguro.

A directora geral de Inclusão Social (DGIS), Mónica Furtado, considerou o acto simbólico de entrega dos equipamentos de “importante”, já que dá continuidade ao trabalho de promoção e reforço dos apetrechamentos de cuidados das crianças dos zeros aos três anos num contexto difícil devido a covid-19.

“Este gesto complementa ainda outras acções que vem sendo desenvolvidas e que visa garantir a retoma das crianças nas creches. Para que isso aconteça é preciso que se crie condições sanitárias para garantir segurança às crianças e aos pais”, acrescentou.

Lembrou ainda que no âmbito no quadro de combate contra a covid-19, já se fez muitas acções, entre os quais formações, reprodução de manuais de orientação, instrumentos de protecção sanitárias e agora o lavador que será saudável, pois segundo disse, irá incutir nas crianças hábitos saudáveis de higiene.

Por sua vez, a representante das creches presente no acto agradeceu o gesto que irá ajudá-las a trabalharem em prol da segurança sanitária das crianças e não só.

Do total serão entregues 100 lavatórios de lavagem das mãos, sendo 18 na Santa Cruz, 40 na Praia, 28 em São Vicente, sete para a ilha do Sal e São Nicolau, e os restantes em outros concelhos do País.

PC/DR

Inforpress/Fim

 

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos