Praia: Grupos alvo de zona de Sucupira recebem informações sobre doenças crónicas transmissíveis e não transmissíveis

 

Cidade da Praia, 12 Abr (Inforpress) – A Câmara Municipal da Praia realizou hoje, nas imediações do mercado “Kotxi Pó”, sito na zona de Sucupira, uma feira de saúde destinada aos sem abrigos, doentes mentais, roladores de tambor e lavadores de carros.

A feira, que acontece no âmbito da celebração do Dia Mundial da Saúde, visa, segundo Margarida Rocha, técnica da Direcção de Acção Social da autarquia da Praia, sensibilizar grupos alvo, com despistes diferentes a nível da saúde.

“Hoje, para além de serem esclarecidos sobre o estado de saúde no que tange a hipertensão, diabetes e outros, terão informações sobre doenças crónicas transmissíveis e não transmissíveis”, informou.

A feira de saúde, de acordo com Margarida Rocha, é fruto de uma parceria entre várias instituições, entre elas a Delegacia de Saúde, a Associação Cabo-verdiana para a Protecção da Família (VerdeFam) e a Associação Cabo-verdiana de Auto-Promoção da Mulher (Morabi).

Além dos sem abrigos, doentes mentais, roladores de tambor e lavadores de carros, a feira da suade irá ainda, atender as vendedeiras do mercado “Kotxi Pó”.

Em conversa com o grupo alvo, todos confirmaram que o objectivo das suas participações era conhecer o seu estado de saúde para poderem saber como agir.

“Estou aqui para fazer os exames e saber como está a minha saúde e saber como controlar. É muito importante que controlemos o nosso estado de saúde”, afirmou José.

Já Any Tavares diz ser de “bom agrado” que as vendedeiras recebem a feira de saúde, visto tratar-se de uma oportunidade de poderem fazer a palpação mamária e a medicação da hipertensão e glicémia.

PC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos